Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Corinthians fará exames em atletas e funcionários; médico do clube explica

Em vídeo publicado pela TV oficial do Timão, Dr. Ivan Grava respondeu perguntas e esclareceu pontos e protocolos para a volta, incluindo testes em todos os envolvidos

Dr. Ivan Grava esclareceu alguns pontos sobre a volta do futebol (Foto: Reprodução/Corinthians TV)
Escrito por

Nesta sexta-feira, por meio de sua TV oficial, o Corinthians publicou um vídeo com perguntas ao médico do clube, Dr. Ivan Grava, que esclareceu as dúvidas em relação ao retorno do futebol, aos protocolos que estão sendo discutidos para a volta e a realização de exames em atletas e funcionários corintianos, que vai determinar o início do planejamento dos treinamentos assim que as autoridades permitirem a retomada das atividades no país.

- Inicialmente nós estamos planejando fazer um exame nos jogadores e nos funcionários do CT para saber se eles tiveram contato ou não com a doença e a partir daí planejar a formação de alguns grupos para que o departamento físico e técnico possam começar com os treinamentos, isso no momento que as autoridades liberarem para o nosso retorno - disse o profissional.

A quarentena no estado de São Paulo foi prorrogada nesta sexta-feira pelo governador João Dória. O retorno à normalidade estava para marcado para o dia 11 de maio, próxima segunda-feira, no entanto, com a pandemia longe de ser controlada, a decisão foi para esticar o prazo até o dia 31 deste mês, ou seja, os treinos não devem voltar até nova data determinada.

Enquanto isso, o Corinthians se prepara internamente para quando as atividades estiverem liberadas e tem feito isso em conjunto com a Federação Paulista de Futebol e com a CBF, além de se basear em protocolos utilizados em outros países que já estão restabelecendo os treinos e jogos, após superarem o períodos mais grave da pandemia de coronavírus.

- Nós do departamento médico elaboramos um protocolo de retorno, trazendo todas as orientações que nós temos tanto da Federação, quanto da CBF e analisando protocolos de outros países, trazendo isso para a nossa realidade, para que quando nós voltarmos, os jogadores estejam orientados e possam voltar da forma mais segura possível - declarou Ivan Grava.

O médico corintiano também explicou como tem sido o acompanhamento clínico dos atletas e dos funcionários durante o isolamento doméstico. Além de um questionário contendo perguntas sobre o estado de saúde de cada um, os departamentos responsáveis têm mantido contato constante com todos.

- A parte do departamento médico é sobre a saúde dos atletas. Com acompanhamento via telefone, nós elaboramos e enviamos um questionário tanto para os atletas, quanto para os funcionários, para saber como eles estavam nesse momento, se haveria algum problema de saúde, e nós estamos acompanhando por meio de ligações, desse questionário, tanto a parte de departamento físico, quanto a parte do departamento de fisioterapia, estão mantendo o acompanhamento desses atletas - concluiu.

Confira as repostas do Dr. Ivan Grava na íntegra:

REUNIÕES COM A FPF
​Nós tivemos duas reuniões virtuais com o comitê médico da Federação Paulista de Futebol. Na primeira reunião foi uma discussão com todos os médicos da Série A1, A2 e A3, e com o comitê para conseguirmos elaborar alguns protocolos para quando o futebol for retornar. Numa segunda reunião, que foi realizada com a participação do Dr. David Uip para orientar os médicos do futebol, mais sobre o coronavírus, sobre os testes, realização de testes, e quando vamos realizar esses testes. Essas reuniões foram sobre qual o protocolo, como iríamos desenvolver o protocolo e trazendo para a realidade de cada clube para que a gente pudesse ter o retorno o mais seguro possível para que todos os atletas, comissão técnica e funcionários tivessem submetidos ao menor risco possível de contaminação.

ACOMPANHAMENTO DOS JOGADORES
Devido a esse distanciamento social que nós estamos vivendo, foi orientado aos atletas, antes do recesso, a treinarem em casa depois das férias, com todo o planejamento feito pelo departamento físico do clube e com acompanhamento tanto do departamento físico, quanto do departamento de fisioterapia e do departamento médico. Porém a parte do departamento médico é sobre a saúde dos atletas, acompanhamento via telefone, nós elaboramos e enviamos um questionário tanto para os atletas, quanto para os funcionários, para saber como eles estavam nesse momento, se haveria algum problema de saúde, e nós estamos acompanhando por meio de ligações, desse questionário, tanto a parte de departamento físico, quanto a parte do departamento de fisioterapia, estão mantendo o acompanhamento.

DIRETRIZES PARA OS ATLETAS NO ISOLAMENTO
Demos orientações para que os atletas usem álcool gel, higienizem as mãos, ter cuidados para não ter contaminação, distanciamento social, e além disso toda uma orientação relacionada a não ter contato, mantendo o distanciamento social, mas como nós não temos data ainda para o retorno, isso pode ser atualizado conforme os dias forem passando, pois essa doença é ainda muito nova, que nós estamos aprendendo com ela os passos que temos que tomar.

POR QUE O FUTEBOL AINDA NÃO PODE VOLTAR NO BRASIL?
​Em alguns países do mundo, as agremiações de futebol já voltaram a treinar, porque lá a doença começou em um momento anterior ao nosso, e na maioria dos lugares em que já se voltou a treinar o futebol, a doença já teve o seu pico e agora está na descendência da curva, e o futebol pode voltar de uma forma mais segura, o que não é a nossa realidade aqui no Brasil. Estamos em um momento de ascendência da curva, por isso o futebol não voltou aqui.

RECADO PARA OS CORINTIANOS
Nesse momento de pandemia que nós estamos vivendo, quem puder, fique em casa, para evitar se contaminar e passar para outras pessoas, mas quem não puder ficar em casa, que precisa trabalhar, ou que precisa fazer alguma coisa, sempre se cuide, use máscara, leve o álcool gel com você, para limpar as mãos, evite aglomerações, e sempre que possível lave as mãos.