Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Doze anos depois e já sob pressão, Oswaldo é anunciado no Corinthians

Treinador de 65 anos chega quase um mês após a demissão de Cristóvão Borges e com a missão de colocar Timão na Libertadores de 2017. Nome é convicção pessoal do presidente

(Foto: Ivan Storti)
Escrito por

Doze anos depois da última passagem, o primeiro técnico campeão mundial pelo Corinthians teve o retorno oficializado ao Parque São Jorge. Aos 65 anos, Oswaldo de Oliveira foi anunciado como novo treinador do Timão nesta sexta-feira, quando será apresentado. A missão agora será reabilitar o Timão, que está em oitavo lugar e sonha com vaga na Libertadores de 2017 via G6.

Oswaldo foi uma escolha pessoal do presidente Roberto de Andrade, à revelia da ideia de outros dirigentes e pessoas próximas da cúpula corintiana, que até pressionaram o mandatário a desistir da ideia mesmo com acerto finalizado. O diretor adjunto de futebol Eduardo Ferreira, inclusive, deixou o cargo.

O novo treinador chega quase um mês após a demissão de Cristóvão Borges, que substituiu Tite e teve o trabalho interrompido com menos de três meses. No intervalo de seis partidas entre a demissão de Cristóvão e o anúncio de Oswaldo, o Timão foi comandado por Fabio Carille, que volta à condição de auxiliar.

Será a terceira passagem do treinador carioca pelo Corinthians. Auxiliar de Vanderlei Luxemburgo e Evaristo de Macedo, ele foi interino em algumas oportunidades e assumiu de vez em 1999, ano em que foi campeão do Paulista e do Brasileirão. Em 2000, a grande glória: o Timão foi campeão mundial de clubes sob o comando de Oswaldo, dispensado no mesmo ano após a eliminação para o Palmeiras nas semifinais da Libertadores de 2000. Oswaldo ainda voltou em 2004, mas o trabalho foi curto e não deixou saudades. Ao todo, nas duas passagens, foram 114 partidas: 59 vitórias, 22 empates e 33 derrotas, aproveitamento de 58%.

Oswaldo tem currículo extenso no futebol: além do Corinthians, passou por Vasco, Fluminense, São Paulo, Flamengo, Vitória, Santos, Al Ahli (Catar), Cruzeiro, Kashima Antlers (Japão), Botafogo, Palmeiras e Sport, tendo mais de uma passagem por Fluminense, Flamengo e Santos. Ele soma 12 títulos na carreira, sendo o último o Campeonato Carioca de 2013, pelo Botafogo.

Roberto de Andrade vê Oswaldo de Oliveira como nome ideal para assumir o Corinthians no momento: tem experiência, conhece o clube e administra o dia a dia de maneira conciliadora. O contrato deve ser até o fim de 2017, quando se encerra a gestão do presidente.

Antes do acerto com Oswaldo de Oliveira, o Corinthians sondou Dorival Júnior, do Santos, e rejeitou apostas em profissionais mais jovens, como Eduardo Baptista e Roger Machado, e mesmo profissionais consagrados, como Vanderlei Luxemburgo, que foi indicado ao clube.