Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Corinthians tem estratégia traçada para derrotar ‘obra do…’

Termo foi usado pelo técnico corintiano Vítor Pereira ao se referir ao Fluminense, adversário desta quarta-feira (26), pelo Brasileirão 

Vítor Pereira já teceu elogios públicos ao trabalho de Fernando Diniz, no Flu (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)
Escrito por

O Corinthians sabe que o Fluminense é um dos times do Brasil que mais exigem tecnicamente dos seus adversários. Para o técnico Vítor Pereira, a equipe carioca é uma ‘obra do…’... tirem a suas conclusões, pois o treinador corintiano interrompeu o raciocínio durante a entrevista coletiva após a vitória sobre o Santos, no último fim de semana, e levou a mão à testa ao citar o adversário desta quarta-feira (26), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

+ Fagner vai passar Rivellino! Veja os 10 jogadores com mais partidas pelo Corinthians

Para que venha superar o oponente, o treinador corintiano já sabe o que fazer: ter a bola e diminuir os espaços. O tempo de preparação para o duelo deste meio de semana foi pouco, apenas dois dias, mas VP tem isso em mente não só de ouvir falar sobre o Flu, mas justamente por ter sentido na pele o desgaste que é enfrentar a equipe carioca.

Foram três confrontos entre Corinthians e Fluminense nesta temporada. No primeiro, o Timão foi goleado por 4 a 0, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. No entanto, Vítor Pereira considera que o clube alvinegro abriu mão da vitória neste encontro, realizado no estádio do Maracanã, pois estava focado em outra competição. À época, o Time do Povo vivia uma crise relacionada a lesões, tinha 10 atletas entregues ao departamento médico e estava às vésperas do jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, contra os argentinos do Boca Juniors, que aconteceria três dias depois, em Buenos Aires. A estratégia contra os cariocas, então, foi colocar um time todo reserva e o resultado foi: 4 a 0 para o Flu.

- Alguns jogos tivemos que entregar, como contra o Fluminense, lá, porque a seguir tinha um jogo fundamental. E isso eu tenho pena, porque não sou treinador a entregar jogo para ninguém - disse Vítor, no último fim de semana.

Cerca de dois meses depois da goleada sofrida no Rio de Janeiro, o Corinthians voltou a enfrentar o Fluminense em duas ocasiões, pela semifinal da Copa do Brasil. Dessa vez, os resultados foram diferentes, não menos a exigência. Já com o departamento médico esvaziado e com força máxima, o Timão teve que buscar duas vezes o placar no jogo de ida, no Rio de Janeiro, que terminou empatado em 2 a 2.

Na volta, em São Paulo, o triunfo corintiano por 3 a 0 pode até disfarçar o que foi o jogo, principalmente no segundo tempo, que teve os cariocas pressionando o tempo todo, e os corintianos marcando dois gols já nos minutos finais, que sacramentaram a vitória que iniciou ainda na etapa inicial, com um gol de Renato Augusto.

+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os jogos da reta final 

Giuliano comemora classificação corintiana na semifinal da Copa do Brasil, contra o Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

Agora, o Timão volta a encarar o Tricolor Carioca em um momento nada bom. A equipe alvinegra ainda vive o ‘luto’ pela perda da Copa do Brasil, na final contra o Flamengo, que completa uma semana justamente nesta quarta-feira (26), e junta os cacos para terminar entre os quatro primeiros do Brasileirão. Os corintianos atualmente se encontram na quarta colocação, mas têm o Fluminense logo atrás e um confronto direto de grande exigência em um momento em que a luta é por reencontrar-se com o foco. Toda essa circunstância, faz o Flu uma ‘obra do…’ para Vítor Pereira.

- Agora tem o Fluminense, que é outra obra do… poderia vir uma coisinha mais fácil - comentou VP.

Como alguns atletas com idade mais avançada, como Fagner, Gil, Fábio Santos e Renato Augusto foram preservados na última partida, contra o Santos, a tendência é que Vítor Pereira leve o Corinthians a campo nesta noite com o que tem de melhor. A única baixa será o atacante Yuri Alberto, expulso contra o Peixe. A tendência é que Mateus Vital ganhe a vaga no setor ofensivo, puxando Róger Guedes da esquerda para a função de centroavante.