Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Corinthians prepara lista de dispensas para a próxima temporada

Quatro nomes puxam fila de saída e não devem ficar no Timão em 2023

Bruno Melo e Cantillo (foto) não fazem parte dos planos do Timão para 2023 (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)
Escrito por

Quatro jogadores não devem fazer parte do plantel do Corinthians na próxima temporada: o zagueiro Robson Bambu, o lateral-esquerdo Bruno Melo e os volantes Cantillo e Xavier. São as primeiras dispensas que aparecem no planejamento para 2023, apesar de o clube estar com a cabeça na final da Copa do Brasil.

+ Confira detalhes da terceira camisa e a nova linha do Corinthians em alusão ao Mundial do Japão

Com a folha salarial próxima dos R$ 20 milhões mensais, a direção do alvinegro tem como um dos objetivos enxugar esse valor ou, pelo menos, repetir o que foi feito no ano passado, quando a equipe ‘se livrou’ de jogadores que estavam encostado e encorpou o elenco com contratações que chegaram para jogar.

O quarteto que encabeça a lista de dispensas possui realidades diferentes. Robson e Melo, por exemplo, estão emprestados por outros clubes e serão devolvidos ao fim do Brasileirão. Xavier tem vínculo com o Corinthians até o fim do ano que vem e não deve ser renovado. Já Cantillo entra no caso de atletas que têm um salário elevado, nunca apresentou aquilo que se esperava dele e não vive boa fase.

A diretoria corintiana, portanto, deve ir em busca de interessados para comprá-lo ou vai emprestar o meia colombiano para algum clube que esteja disposto a bancar os vencimentos, integralmente.

Outros atletas podem ser incluídos nesta ‘lista de dispensas’, são eles: o meia-atacante Mateus Vital e os meias Ramiro e Roni.

Também não devem ficar no Timão são o zagueiro Robson Bambu e o volante Xavier (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

No entanto, isso já passa pela permanência, ou não, de Vítor Pereira. Nas últimas semanas, o treinador português tem participado  ativamente da construção do futebol do Corinthians para 2023, mas as conversas giraram em torno das carências no elenco, para que a direção vá em busca de reforços dentro de um determinado perfil.

+ Confira a tabela da Copa do Brasil e simule o jogo decisivo entre Flamengo e Corinthians

Caso Vítor fique no Timão, Ramiro e Vital devem permanecer. A dupla estava emprestada até o meio desta temporada, retornou ao Timão no segundo semestre e caiu nas graças do técnico. Por um bom momento, o clube alvinegro tentou encontrar novos destinos para os dois atletas, mas, sem sucesso, eles foram incorporados ao plantel corintiano.

O caso de Ramiro é o mais delicado, já que ele tem contrato até o fim desta temporada, e até agora o Corinthians não conversou com o estafe do atleta, por renovação. Sentar para discutir em um momento de alta do jogador pode colocar o Timão com a ‘faca no pescoço’ na hora de ir à mesa.

Já Roni vive uma incógnita independentemente do futuro do treinador. O garoto, de 23 anos, é visto como negociável por todas as partes, mas pode ser útil para a composição do elenco,  principalmente frente à possível saída de Cantillo.

Perder o colombiano e também Roni desfalcaria o ‘time’ de volantes corintianos. Por ser cinco anos mais novo, uma prata da casa e com maior potencial de evolução e até comercialização do que Cantillo, Roni, que tem contrato com o Corinthians até dezembro de 2024, só deve deixar o Timão na próxima temporada caso haja uma oferta boa para o clube. Neste caso, nenhum esforço seria feito para segurar o jogador.

OUTROS PROBLEMAS

Além dos atletas que compõem o elenco corintiano no momento, o Time do Povo conta com seis atletas que voltarão de empréstimo ao fim desta temporada: o zagueiro Léo Santos (Ponte Preta), o volante Matheus Jesus (Ponte Preta), o meia-atacante Luan (Santos), e os atacantes Janderson (Grêmio), Jonathan Cafú (Cuiabá) e Mateus Davó (Bahia).

Todos eles possuem vínculo com o Corinthians até o fim do ano que vem, mas nenhum desses atletas faz parte dos planos do clube para 2023.

A direção corintiana ainda sonha em lucrar, mesmo que seja pouco, com alguns atletas, como Léo Santos e Davó. São nomes que interessam ao mercado internacional. No caso dos demais, conseguir um novo empréstimo, para se livrar dos salários no último de contrato, já é tido como um bom negócio para a cúpula corintiana.

Outros quatro atletas que estão emprestados também estão no fim dos seus contratos com o Timão e ficarão livres no mercado ao final deste ano: o zagueiro/lateral-esquerdo Danilo Avelar (América-MG), os meias Thiaguinho (Botafogo-SP) e Fessin (Ponte Preta), e o atacante Matheus Matias (Ponte Preta).

O goleiro Ivan, e os atacantes Gustavo Mantuan e Rodrigo Varanda são outros ativos que o Timão tem cedidos a outros clubes, mas esses têm vínculos de empréstimo válidos até o meio da próxima temporada. Os dois primeiros estão no Zenit, da Rússia, enquanto o último atualmente veste a camisa do Akritas Chlorakas, do Chipre.