Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Corinthians empresta o defensor Danilo Avelar ao América-MG

Avelar ficará cedido ao Coelho até o final da temporada, quando seu vínculo com o Timão acaba

Avelar vai defender o Coelho (Foto: Divulgação / América-MG)
Escrito por

Danilo Avelar está de saída do Corinthians. Na tarde desta terça-feira (12), o América-MG anunciou a chegada por empréstimo do defensor que estava fora dos planos do Timão. Ele ficará no clube mineiro até o dezembro de 2022, quando seu contrato com o alvinegro paulista acaba.

> GALERIA - Veja todos os técnicos estrangeiros que comandaram o Timão

O zagueiro, que também atua como lateral-esquerdo, não entra em campo pelo Timão desde 7 de outubro de 2020. Isso porque em junho daquele ano, o jogador, que se recuperava de uma lesão, foi autor de uma injuria racial enquanto participava de um jogo online.

Antes de acertar com o América-MG, Avelar entrou em pauta no Ceará e Cruzeiro, mas a negociação com ambos clubes não teve seguimento.

> GUIA LIBERTADORES - Tudo o que você precisa sabe sobre o Timão na Liberta

O Timão chegou a estudar demitir Danilo Avelar por justa causa, mas não conseguiu mecanismos jurídicos para isso, e, então, afastou o jogador. Até o ano passado, o defensor treinava separado do restante do elenco, mas foi reintegrado no começo do ano. Ele não foi relacionado para nenhuma partida do Corinthians em 2022.

O time do Parque São Jorge precisa quitar a última parcela da compra do atleta ao Torino. O valor original da parcela era 750 mil euros (R$ 4,7 milhões na cotação atual), mas com os juros ultrapassam R$ 5 milhões.

> TABELA - Vai passar? Confira e simule os jogos do Corinthians na Libertadores

Avelar chegou ao Parque São Jorge no segundo semestre de 2018, inicialmente por empréstimo pelo Torino. No ano seguinte o Corinthians firmou o negócio em definitivo por 1,5 milhão de euros divididos em duas parcelas. A primeira foi paga com atraso, no início de 2021.

Revelado pelo Rio Claro, o jogador atuou no futebol europeu por quase dez anos, vestindo as camisas do Karpaty (UCR), Schalke 04 (ALE), Cagliari (ITA), Torino (ITA) e Amians (FRA).

Criticado no seu início pelo Timão, pois gerava desconfiança, o zagueiro/lateral foi aos poucos ganhando o carinho da torcida, principalmente com gols em clássicos e jogos decisivos. Um deles foi o primeiro da decisão do Campeonato Paulista, de 2019, com triunfo corintiano por 2 a 1 contra o São Paulo, na Neo Química Arena.

Contudo, a relação foi se desgastando e chegou ao seu pior momento em outubro de 2020, quando o caso de racismo injuria racial veio a tona. Com a camisa corintiana, Danilo Avelar tem 101 partidas disputadas e 11 gols marcados.