Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Corinthians adota cautela e ainda avalia se tentará a manutenção de Balbuena

Timão aguardará a disputa do Campeonato Paulista para avaliar se vale a pena seguir com o zagueiro paraguaio

Mesmo zagueiro, Balbuena (foto) já marcou três gols desde o seu retorno ao Timão (Foto: IMAGO / Fotoarena)
Escrito por

Diferentemente do que ocorreu com Maycon e Yuri Alberto, o Corinthians não terá pressa para tentar manter o zagueiro Fabián Balbuena. O atleta está emprestado ao Timão pelo Dínamo de Moscou, da Rússia, até o dia 30 de junho, e o clube alvinegro ainda não buscou alternativas para a manutenção do jogador. A situação do paraguaio é diferente da dos brasileiros pelos seguintes aspectos: modelo de negócio e desempenho esportivo.

Balbuena é o único entre os jogadores que chegaram ao Parque São Jorge no ano passado em que o Time do Povo utilizou a ‘cláusula da guerra’. Durante a última temporada, a Fifa autorizou que atletas que atuassem na Rússia ou Ucrânia suspendessem os seus contratos e firmassem acordos com outras equipes. Inicialmente, o prazo para isso foi até junho do ano passado, mas depois foi estendido para junho deste ano. Assim, o defensor, que pertence ao Dínamo de Moscou, clube russo, pôde firmar a vínculo com o Coringão.


+ Emerson Shake vence Emerson Jake em duelo que parou a internet; veja os memes

+ Confira as movimentações do mercado da bola no vaivém do LANCE!

Como o conflito no leste europeu segue, existe a chance da Fifa ampliar a ‘cláusula da guerra’. Se isso acontecer, facilitará a possibilidade do Timão ampliar o contrato de empréstimo de Balbuena. O acordo atual do zagueiro com o Dínamo de Moscou tem duração até junho de 2026. O Coringão não teria condições financeiras de comprar o jogador em definitivo no momento.

Balbuena (foto) ainda pertene ao Dínamo de Moscou, da Rússia (Foto^Reprodução / Twitter Balbuena)

Como o contrato de Balbuena vai até o meio do ano, a direção corintiana não tratou a manutenção do atleta com a mesma prioridade do que teve com a que se movimentou para a manter Maycon e Yuri Alberto. A situação do volante era a mais ‘desesperadora’, já que o empréstimo com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, terminava no fim de 2022. Depois de conversas entre as partes, a equipe ucraniana liberou o meio-campista, que é revelado pelo Timão, para atuar por mais uma temporada com a camisa alvinegra. Já no caso de Yuri, o movimento no mercado foi para ter em definitivo um atleta que estava emprestado. foi bem pelo Corinthians no segundo semestre do ano passado e que é visto internamente como um ativo de grande potencial de mercado, principalmente por conta da juventude - ele tem 21 anos. A opinião do presidente Duílio Monteiro Alves é que Yuri Alberto será o atacante da Seleção Brasileira nos próximos anos e poderá render ao Corinthians tanto esportivamente, quanto financeiramente, no futuro. 

+ Confira a tabela do Paulistão e simule os jogos da competição estadual 

Outro fator que pesa para que a direção do Corinthians tenha maior cautela para começar a discutir a aquisição definitiva ou a ampliação de empréstimo de Balbuena são as atuações do defensor no ano passado. Algumas partidas no fim da última temporada colocaram em xeque o potencial físico e técnico do paraguaio. Assim, o departamento de futebol corintiano apostará nas avaliações que serão feitas durante o Campeonato Paulista, que terminará no dia 9 de abril. A partir daí, o clube alvinegro terá cerca de dois meses para discutir a compra ou extensão da cessão do zagueiro, caso entenda ser necessário. Se não for, o atleta será devolvido ao Dínamo de Moscou. 

Enquanto não se decidiu se tentará a permanência de Balbuena, o Corinthians não entrará em contato com o Dínamo de Moscou que, enquanto isso, esperará o retorno do defensor paraguaio ao território russo já no próximo dia 1º de julho.

O sistema defensivo corintiano foi enxugado na atual janela de transferências. Raul Gustavo foi emprestado ao Bahia, e Robert Renan vendido ao Zenit, da Rússia, no negócio que envolveu a aquisição de Yuri Alberto pelo Corinthians. Hoje, além de Balbuena, o Timão tem Bruno Méndez, Caetano e Gil como opções para o sistema defensivo. Após o fim da disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tendência é que o garoto Murillo seja integrado ao elenco profissional do Coringão - o atleta, no entanto, possui um impasse contratual que precisará ser resolvido.