Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Corinthians comemora 25 anos do primeiro título da Copa do Brasil

Com gol de Marcelinho Carioca, o Timão bateu o forte Grêmio de Felipão por 1 a 0, no Estádio Olímpico, para garantir, de forma invicta, sua primeira taça da competição nacional

Time do Corinthians que conquistou a primeira Copa do Brasil para o clube, há 25 anos (Foto: Divulgação)
Escrito por

Há 25 anos, o Corinthians fazia história na Copa do Brasil. No dia 21 de junho de 1995, o Timão conquistava pela primeira vez a competição nacional, com duas vitórias contra o Grêmio na decisão. Além da inédita conquista, a trajetória do Corinthians na competição foi muito marcante para a torcida do Corinthians. Em dez jogos, o Alvinegro venceu oito e empatou duas vezes, terminando a Copa do Brasil de maneira invicta.

A decisão da Copa do Brasil foi dividida em dois emocionantes jogos. O primeiro, realizado no estádio do Pacaembu, terminou com vitória do Corinthians por 2 a 1. Marcelinho Carioca e Viola marcaram os gols que garantiram o triunfo do Timão no primeiro jogo da final.

No segundo, e decisivo jogo, o Corinthians foi ao Estádio Olímpico com a vantagem no placar. Lá teve de enfrentar a pressão do forte Grêmio de Felipão (que dois meses depois seria campeão da Libertadores), empurrado por mais de 45 mil gremistas. Mesmo assim, no segundo tempo, o Timão marcou pela primeira vez seu nome na história da Copa do Brasil.

O técnico Eduardo Amorim escalou a melhor equipe que tinha à disposição naquele momento. O onze inicial tinha: Ronaldo; André Santos, Célio Silva, Henrique e Sylvinho; Zé Elias, Bernardo, Souza e Marcelinho; Marques e Viola. Entrariam ainda no segundo tempo o lateral Vítor, no lugar de André Santos, e o meia-atacante Tupãzinho na vaga de Marques.

Aos 27 minutos do segundo tempo, Marques puxou um contra-ataque e tocou para Viola dentro da área, que tentou dominar e foi desarmado parcialmente pelo marcador gremista. Porém, a bola sobrou para Marcelinho Carioca, que a rolou para o fundo das redes, vencendo o goleiro Danrlei. O resultado de 1 a 0 a favor do Timão foi o suficiente para que o título fosse assegurado.

Com o gol e a vantagem do empate a favor do Corinthians, bastou o jogo terminar para que a Fiel comemorasse mais um título do Timão. Naquele mesmo ano, o Timão ainda seria campeão paulista em cima do maior rival.

Confira a campanha corintiana em seu primeiro título de Copa do Brasil:

Primeira fase
Operário-MT 1 x 1 Corinthians
Corinthians 4 x 0 Operário-MT

Oitavas de final
Rio Branco-AC 0 x 3 Corinthians
Corinthians 2 x 0 Rio Branco-AC

Quartas de final
Paraná 0 x 0 Corinthians
Corinthians 2 x 1 Paraná

Semifinais
Vasco 0 x 1 Corinthians
Corinthians 5 x 0 Vasco

Final
Corinthians 2 x 1 Grêmio
Grêmio 0 x 1 Corinthians