Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com ou sem camisa 9? Loss muda Corinthians e vê números parecidos

Em 20 partidas no comando da equipe, técnico iniciou 11 com um jogador de referência no ataque, com um aproveitamento de 48,4%, e nove sem, com 55,5% de aproveitamento

Daniel Augusto Jr
Escrito por

O Corinthians tem que jogar com ou sem um centroavante? Essa pergunta tem sido recorrente nas conversas entre torcedores e também nas entrevistas coletivas do Timão. Em 20 partidas no comando da equipe, o técnico Osmar Loss iniciou 11 com um jogador de referência no ataque, e nove sem (veja a lista abaixo). Os números com as duas formações são parecidos.

Nos 11 jogos iniciados com centroavante, foram quatro vitórias, três empates e quatro derrotas, com um aproveitamento de 48,4%. Já sem o chamado camisa 9 desde o começo, o Timão de Loss atuou nove vezes: quatro vitórias, um empate e quatro derrotas, com 55,5% de aproveitamento.

Loss assumiu o comando quando o Corinthians já estava jogando sem centroavante, no 4-2-4. Ele manteve o sistema até a parada da Copa do Mundo, quando passou a testar a equipe no 4-2-3-1. Porém, Roger sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, e Jonathas teve um estiramento muscular na coxa direita. Com os desfalques, o treinador voltou a escalar o Timão sem um jogador de referência no ataque.

Após a lesão de Jonathas ainda no primeiro tempo contra o Cruzeiro, Loss colocou Pedrinho, adiantou Romero e viu o Corinthians vencer por 2 a 0. O paraguaio voltaria a brilhar como "falso 9" na rodada seguinte, ao marcar três gols na goleada por 4 a 1 sobre o Vasco.

Os últimos jogos, entretanto, colocaram em xeque o sistema sem centroavante do Corinthians. A equipe tem sofrido para levar perigo ao adversário, e Loss admitiu voltar colocar um camisa 9.

- A resposta mais fácil é de acordo com o adversário. À medida que a gente tiver rendimento regulares com as formações, elas vão se valorizando para serem repetidas. Tivemos bons momentos com a mobilidade ofensiva, mas os adversários começam a se adaptar. Não estamos tendo melhor êxito nisso, vem faltando um pouquinho de profundidade, e pode ser que a gente opte por colocar um 9 - afirmou o treinador, após a derrota por 1 a 0 para o Grêmio no sábado.

Além de Jonathas e Roger, o elenco do Corinthians conta com o centroavante Matheus Matias, e o meia Danilo já chegou a ser utilizado na função diversas vezes. Roger e Matheus Matias não podem defender o Timão na Copa do Brasil, porque já atuaram na competição por Internacional e ABC, respectivamente.

RELEMBRO OS JOGOS COM OU SEM CENTROAVANTE:

SEM CENTROAVANTE:

Corinthians 0 x 1 Millonarios

Corinthians 1 x 0 América-MG (Roger entrou durante o jogo)

Flamengo 1 x 0 Corinthians (Roger entrou durante o jogo)

Vasco 1 x 4 Corinthians 

Corinthians 1 x 0 Chapecoense

Corinthians 0 x 0 Atlético-PR

Colo-Colo 1 x 0 Corinthians

Chapecoense 0 x 1 Corinthians (Jonathas entrou durante o jogo)

Corinthians 0 x 1 Grêmio  (Jonathas entrou durante jogo)

COM CENTROAVANTE:

Internacional 2 x 1 Corinthians

Corinthians 1 x 1 Santos

Corinthians 0 x 0 Vitória

Bahia 1 x 0 Corinthians

Cruzeiro 0 x 2 Corinthians - amistoso

Corinthians 2 x 1 Grêmio - amistoso

Corinthians 2 x 2 Cruzeiro - amistoso

Corinthians 2 x 0 Botafogo

São Paulo 3 x 1 Corinthians

Corinthians 2 x 0 Cruzeiro (Jonathas saiu no 1º tempo)

Chapecoense 2 x 1 Corinthians