Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gerente do Corinthians planeja ídolos como olheiros e quer ampliar o Cifut

Edu Gaspar planeja criar espécie de rede de observação do clube Brasil afora utilizando ex-jogadores do Timão. Departamento de tecnologia e análise de desempenho pode crescer

Edu Gaspar é gerente de futebol do Corinthians dese 2011 (Foto: Daniel Augusto Jr)
Escrito por

Após se destacar dentro de campo na temporada de 2015, o Corinthians tem planos de brilhar também fora das quatro linhas num futuro próximo. Em entrevista concedida nessa quarta-feira ao LANCE!, Edu Gaspar, gerente de futebol do clube, revelou a intenção de ampliar o Cifut, Centro de Inteligência de Futebol do Timão, e em caso de sucesso criar uma rede de olheiros da agremiação pelo Brasil.

– O que eu gostaria e, se Deus quiser em 2016 eu consigo, é ampliar um pouco mais o Cifut. Ele começou pequenininho e deu resposta, hoje está um pouco mais parrudo. A minha ideia é ampliar um pouco para uma rede externa de observação, como os clubes do exterior têm. Só que eles investem absurdo, entendem que uma boa contratação paga o custo da observação 50 mil vezes mais – explicou Gaspar, que nas últimas semanas esteve na Inglaterra, onde visitou os principais clubes do país.

– Nosso clube está começando a entender isso, que uma boa contratação pode trazer muito recurso no futuro, então a ideia é ampliar um pouco mais, pouco a pouco... Não é rede de olheiro no primeiro momento, é algo bem pontual mesmo. Ficou legal? Apresenta para o presidente e vê se amplia ou não – completou.

O projeto mal foi passado para o papel, mas já tem alguns pontos detalhados na cabeça do dirigente. Ex-atleta do clube, Gaspar sabe a importância de ter gente conhecida dentro de casa. O gerente disse que gostará de contar com ex-jogador do Corinthians na eventual rede de olheiros.

– Assim atende a demanda de ex-jogadores que procuram mercado de trabalho, a questão institucional de o clube ajudar atletas que passaram por aqui e estão soltos no mercado, e também a questão técnica, de conhecimento. Aí damos uma aulinha para ele no Cifut – explicou Gaspar.

Com mais olheiros, a ideia é que o Timão observa mais atletas e saia na frente na captação de reforços, tanto para o elenco profissional, como para as categorias de base. Atualmente, a "caça" por talentos começa internamente, no Cifut, e só depois vai para a observação presencial. Com mais observadores, o Alvinegro pode inverter esse processo.

O primeiro passo já foi dado: o gerente falou sobre o projeto para Fernando Lázaro, analista de desempenho técnico e responsável pelo Cifut. A próxima etapa é levantar custos e dados para apresentar a ideia ao presidente Roberto de Andrade.

EX-JOGADORES QUE ESTÃO HOJE NO CLUBE

Mauro da Silva
Ex-ponta-esquerda, foi campeão brasileiro no Timão
de 1990. Como observador técnico, “conquistou” todas as taças com Mano Menezes e Tite. Iniciou o trabalho do fim de 2007 a 2015.
......................

Edu Gaspar
Revelado no Terrão do Parque São Jorge, o ex-meia jogou no Corinthians de 1998 a 2001 e, depois de 2009 a 2010. Desde 2011, por outro lado, ocupa o cargo de gerente de futebol, sempre antenado em mudanças no clube e nas contratações.

......................

Alessandro
Ex-lateral-direito, fez história no Corinthians de 2008 a 2013 (Paulistão, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores, Mundial e Recopa). Virou coordenador técnico do clube em 2014. É o elo entre a base e o profissional.

......................

Coelho
Ex-lateral-direito foi revelado pelo Corinthians e jogou no clube e 2003 a 2006. Retornou ao Timão no início deste ano na função de auxiliar-técnico de Osmar Loss no time sub-20.

......................

Fabinho
Após passar pelo Timão de 2001 a 2004 e de 2008 a 2009, o ex-volante Fabinho faz estágio nas categorias de base do clube para virar técnico no futuro.

COMO É HOJE

Olheiros
Atualmente, o Corinthians vai atrás de jogadores conforme necessidade da comissão técnica. O fluxo, portanto, é de dentro para fora. O olheiro (observador técnico) do clube é Mauro Silva. Fábio Carille, auxiliar-técnico, no entanto, também “ataca de olheiro” conforme necessário.

Cifut
O Centro de Inteligência de Futebol do Corinthians atualmente conta com oito funcionários. A equipe trabalha em uma sala no CT Joaquim Grava e tem como missão analisar dados sobre jogadores e equipes rivais, além do próprio elenco, e repassar à comissão técnica.