Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com articulações e disputa acirrada, eleição do Conselho agita Corinthians

Candidato da situação é o deputado federal Antônio Goulart dos Reis. Já o da oposição é Thales Cezar de Oliveira, promotor de Justiça. Eleição será na noite desta terça-feira

Parque São Jorge receberá reunião do Conselho Deliberativo nesta terça (Foto: Divulgação)
Escrito por

Enquanto comissão técnica e jogadores do Corinthians já estão na Colômbia para a estreia da Libertadores contra o Millonarios, o Parque São Jorge será palco da primeira reunião do Conselho Deliberativo do clube em 2018. Na noite desta terça-feira, os conselheiros decidirão o presidente do órgão, além dos integrantes do Cori (Conselho de Orientação), do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética.

Para a presidência do Conselho Deliberativo, o candidato da situação é o deputado federal Antônio Goulart dos Reis. Já a oposição se articulou e fechou em um nome: Thales Cezar de Oliveira, que é promotor de Justiça.

Com o conselho dividido após a eleição de oito chapinhas (com 25 conselheiros cada) no dia 3 de fevereiro, as partes acreditam em uma disputa acirrada. São 200 conselheiros trienais, além de 138 vitalícios, de acordo com a última relação divulgada pelo clube em seu site.

O grupo da situação passou o mês em articulação para Goulart comandar o Conselho Deliberativo. Pela primeira vez sem o chamado "chapão", quando o presidente eleito levava consigo os 200 conselheiros, Andrés Sanchez teve diversas conversas em busca de alianças - inclusive com Paulo Garcia, que ficou em segundo lugar na eleição presidencial e entrou com uma ação por suposta irregularidade no pleito.

Outra medida tomada foi o "congelamento" nas diretorias. Até agora, apenas os departamentos de marketing, jurídico e financeiro foram preenchidos. Isso porque, quando o conselheiro assume um cargo, não tem direito a voto na reunião. Assim, abriria voto para algum suplente, e a primeira chapinha na lista é de oposição.

Na diretoria de futebol, por exemplo, Duílio Monteiro Alves assumiu como adjunto e pode votar. Ele, inclusive, deve ir para a Colômbia apenas na quarta-feira, dia do jogo, por conta da eleição do Conselho Deliberativo.

Com a presidência cobiçada pelos grupos, o Conselho Deliberativo é o responsável, por exemplo, por aprovar contas e orçamentos do clube.

VEJA ABAIXO O CENÁRIO ELEITORAL DESTA TERÇA:

Candidato a presidência do Conselho pela situação: Antônio Goulart dos Reis;
Vice: Ademir de Carvalho;
Primeiro secretário: Denis Nieto Piovesan;
Segundo secretário: Antonio Paulo de Souza.

Candidato a presidência do Conselho pela oposição: Thales Cezar de Oliveira;
Vice: Miguel Marques e Silva;
Primeiro secretário: Antonio Roberto Maia Simões;
Segundo secretário: Milton Guilherme Rossi Mendonça.

Cori: são dez membros eleitos, além de dez suplentes.

Conselho Fiscal: são três membros eleitos, além de três suplentes.

Conselho de Ética: são quatro membros eleitos, além de quatro suplentes. Quem comanda o órgão é o vice-presidente do Conselho Deliberativo.