Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com a quinta melhor campanha do returno, Corinthians depende apenas de si para terminar Brasileirão no G4

Por ter realizado um jogo a menos do que o Red Bull Bragantino e estar só 2 pontos atrás do rival, Alvinegro não precisa contar com tropeços da equipe para ficar entre 4 primeiros

Sylvinho já começa a fazer as contas para o Corinthians fechar Brasileirão no G4  (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
Escrito por

Atual quinto colocado do Campeonato Brasileiro, o Corinthians também é o dono da quinta melhor campanha do returno da competição e dependerá apenas de si para terminar a competição no G4, a zona de classificação direta à fase de grupos da Copa Libertadores. Isso pelo fato de que está apenas dois pontos atrás do Red Bull Bragantino e o concorrente, hoje em quarto lugar da tabela, já realizou uma partida a mais do que o Alvinegro no torneio nacional.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2021 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

GALERIA
> Veja até quando vai o contrato de cada jogador do Corinthians

Ao vencer o Cuiabá por 3 a 2, no último sábado, na Neo Química Arena, o Timão chegou aos 50 pontos e assumiu o quinta posição. Naquela mesma noite, a equipe de Bragança Paulista bateu o Fortaleza por 3 a 0, em casa, e se garantiu em quarto, com 52 pontos. Porém, o clube do interior de São Paulo já participou de 33 jogos, enquanto os corintianos disputaram o total de 32.

No caso, o Bragantino teve antecipada para o dia 28 de outubro a sua partida da 34ª rodada, na qual derrotou o Sport por 3 a 0, também como mandante. Desta forma, a equipe só tem mais cinco confrontos a fazer nesta reta final do Brasileirão.  Já o time dirigido pelo técnico Sylvinho tem seis duelos pela frente.

Na 33ª rodada, o Corinthians enfrentará o Flamengo nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã. Antes disso, na abertura da mesma jornada do torneio, o Massa Bruta encara o Grêmio nesta terça, às 18h, em Porto Alegre. 

Separados por apenas dois pontos na tabela, o Alvinegro e o clube do interior paulista possuem o mesmo número de vitórias (13 cada), primeiro critério de desempate em caso de igualdade na pontuação. Isso significa dizer que, se o Bragantino no máximo empatar com os gremistas na capital gaúcha, o Timão assumirá a quarta colocação se derrotar o Rubro-Negro no Rio de Janeiro.

Nesta 34ª rodada na qual o seu rival pelo G4 já fez a sua partida, o Corinthians enfrentará o Santos no clássico do próximo domingo, às 16h, na Neo Química Arena. E a partir da 35ª jornada, quando os dois concorrentes à vaga direta na Libertadores estarão com o mesmo número de jogos, a equipe paulistana tem em sua rota derradeira de campanha duelos contra Ceará (em Fortaleza), Athletico-PR, Grêmio (ambos em São Paulo) e Juventude (em Caxias do Sul).

Já o clube de Bragança enfrentará, também pela ordem, Juventude (fora de casa), América-MG (como mandante), Atlético-MG (em Belo Horizonte) e Internacional (novamente em seus domínios). E vale lembrar que o Colorado, atual sexto colocado do Campeonato Brasileiro, com 47 pontos e também com um jogo a menos na tabela, é outro concorrente direto a uma vaga no G4.

O Fortaleza, com 32 confrontos realizados até aqui como o Inter e o Corinthians, ocupa o quinto lugar, com 49 pontos, e mais um clube que está mirando a conquista de um posto no estágio de grupos da Libertadores. 

CHANCES MATEMÁTICAS DE TERMINAR NO G4 

Com 22 pontos somados no returno, o Timão tem a quinta melhor campanha desta segunda metade do Brasileirão graças a um desempenho de seis vitórias, quatro empates e três derrotas em 13 jogos. E segundo o site Infobola,  do matemático Tristão Garcia, que leva em conta o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição entre os fatores para definir os seus cálculos,  o Alvinegro tem hoje 33% de chances de terminar o torneio no G4 e o Bragantino, mesmo acima na tabela, possui 27% para atingir o mesmo objetivo.

Entre outras variantes consideradas e por ser outro time com um jogo a menos do que o rival do interior paulista, o Fortaleza também é apontado pelo site com maior probabilidade de garantir a vaga direta na Libertadores, com 31%. Já o Inter é listado neste ranking de concorrentes com apenas 7% de chances de fechar campanha no G4. Fluminense e América-MG, hoje respectivos sétimo e oitavo colocados do Brasileirão, fecham esta listagem, com somente 2% cada.

CHANCES MATEMÁTICAS DE TERMINAR NO G6

Já as probabilidades apontadas pelo Infobola de o Corinthians encerrar o Brasileirão no G6 são hoje de 80%, enquanto o Fortaleza e o Bragantino vêm logo abaixo, com 78% e 77%, respectivamente. Após estes clubes, os cálculos do site colocam as seguintes porcentagens de chances de mais sete equipes fecharem campanha entre os seis primeiros: Inter (35%), Flu (16%), América-MG (11%), Athletico-PR (2%) e Ceará, Santos e Atlético-GO empatados com 1%. 

Para justificar estas probabilidades, o Infobola explica em seu site que, além de considerar o mando de campo das partidas e o retrospecto dos times no Brasileirão, o seu "sistema de cálculo permite comparar os clubes não apenas pela pontuação ou aproveitamento, mas também pela dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local".