Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Há cinco anos, gol de Guerrero levou o Corinthians ao bi mundial no Japão

Hoje suspenso por doping, atacante peruano marcou o gol da vitória sobre o Chelsea, que garantiu ao Timão o segundo título mundial. Cássio foi paredão e também brilhou

(Foto: TORU YAMANAKA)
Escrito por

O dia 16 de dezembro está marcado como um dos mais importantes da história do Corinthians. Há exatos cinco anos, em um domingo, o clube batia o Chelsea (ING) por 1 a 0 e sagrava-se bicampeão mundial em Yokohama no Japão. Uma conquista para acabar de vez com as provocações dos rivais sobre a força internacional do Timão. 

O título no Japão consagrou ainda mais o grupo campeão da Libertadores naquele ano, como o goleiro Cássio, herói da final. Mas também outros personagens que vieram depois da conquista da América, como o peruano Paolo Guerrero. Foi o centroavante, hoje suspenso por doping, o autor dos dois gols corintianos no Mundial. Na semifinal, anotou contra o Al Ahly (EGI), e na final fez de cabeça o tento que garantiu a taça, escrevendo seu nome de vez na história do Corinthians. 

Não foi nada fácil. Campeão europeu, o Chelsea tinha nomes consagrados como o volante Frank Lampard e o meia Eden Hazard, hoje um dos principais jogadores do mundo. A equipe comandada pelo espanhol Rafael Benítez criou mais no primeiro tempo, mas esbarrou no paredão Cássio. Foram várias defesas difíceis, que fizeram do arqueiro o melhor jogador da partida. 

Do outro lado, porém, havia Tite e seus comandados. O técnico brasileiro montou uma formação que permitiu ao Corinthians encarar os ingleses de igual para igual. Com relação à semifinal, sacou o meia Douglas e colocou Jorge Henrique, mais forte taticamente. Deu certo. Em vários momentos, o Timão controlou o jogo. Criou chances com Paulinho, Sheik, Guerrero. Até que aos 24 minutos do segundo tempo, Danilo chutou prensado na área e, no rebate, o peruano mandou para as redes de cabeça: 1 a 0.

A partir do gol, o Chelsea foi para cima e novamente brilhou a estrela de Cássio. No fim do jogo, ele defendeu uma bola incrível do espanhol Fernando Torres. O centroavante que depois protagonizaria uma das cenas marcantes do Mundial, ao ser fotografado desolado olhando para o campo após a derrota. 

O Corinthians conseguia o bi atravessando o mundo, 16 anos depois de vencer o Mundial da Fifa no Brasil. O fez ao lado de sua apaixonada torcida, que invadiu o Japão. Na final, mais de 30 mil pessoas entre os 68.275 pagantes. A Fiel foi reverenciada por todo o planeta. Foi a consagração do Time do Povo! 

Neste sábado, para celebrar a conquista, o Corinthians publicou material em suas redes sociais. No Twitter, fez a transmissão do jogo em tem real, relembrando os principais momentos da final contra o Chelsea. Afinal, recordar é viver. 

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1X0 CHELSEA


Local: Estádio Internacional de Yokohama, em Yokohama (JAP)
Data: 16 de dezembro de 2012 (domingo)
Horário: 8h30 (de Brasília)
Árbitro: Cüneyt Çakir (TUR)
Assistentes: Bahattin Duran (TUR) e Tarik Ongun (TUR)
Cartões amarelos: Jorge Henrique (Corinthians); Cahill e David Luiz (Chelsea)
Cartão vermelho: Cahill (Chelsea)
Gol: Guerrero, aos 23 minutos do segundo tempo
Público: 68.275 pagantes

CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Jorge Henrique, Danilo e Emerson (Wallace); Guerrero (Martínez)
Técnico: Tite

CHELSEA: Cech; Ivanovic (Azpilicueta), Cahill, David Luiz e Ashley Cole; Ramires e Lampard; Moses (Oscar), Juan Mata e Hazard (Marin); Fernando Torres
Técnico: Rafael Benítez