Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasileirão 2019: Campeão paulista e vivo nos mata-matas, Corinthians tem elenco para buscar o octo

Em 2019, Corinthians já faturou o Paulistão e está vivo na Sul-Americana e na Copa do Brasil. Carille tem boas opções no elenco, e Timão chega forte para o Brasileirão

Corinthians é heptacampeão brasileiro (foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
Escrito por

Após correr risco de rebaixamento nas últimas rodadas no ano passado, o Corinthians chega ao Brasileirão 2019 com uma nova perspectiva. O técnico Fábio Carille retornou e o elenco está muito mais forte. O Timão já conquistou o Paulistão e está vivo na Copa do Brasil e Sul-Americana.

O Corinthians busca o oitavo título brasileiro de sua história. O último caneco veio em 2017, também sob o comando de Fábio Carille. Os outros foram conquistados em 2015, 2011, 2005, 1999, 1998 e 1990.

SUSTO NO ANO PASSADO

Jair Ventura terminou 2018 no Timão (Foto: Fernando Michel)

O Brasileirão de 2018 foi para o torcedor corintiano esquecer. Após a saída de Carille no primeiro semestre, a equipe não conseguiu engrenar sob o comando de Osmar Loss, que foi demitido em setembro. Com Jair Ventura, o Timão também teve dificuldades e chegou a ser ameaçado de rebaixamento. O Corinthians terminou o campeonato na 13ª colocação, com 44 pontos, apenas dois a mais que o Sport, o rebaixado com melhor pontuação.

ELENCO PARA BRIGAR PELO TÍTULO

Timão tem elenco com boas opções (Foto: Daniel Augusto Jr)

O Corinthians tem elenco para ser campeão, como analisou o goleiro Cássio, um dos líderes do grupo. Com boas contratações na última janela de transferências, o técnico Fábio Carille tem opções para rodas o grupo quando a maratona de jogos apertar. Um exemplo é na posição de centroavante, que o Timão sofreu em 2018. Neste ano, Gustagol é titular, Boselli é um ótimo reserva, e Vagner Love pode fazer a função.

Como o LANCE! mostrou, o Corinthians ainda vai se reforçar e enxugar o elenco. Alguns jogadores pouco utilizados deverão ser emprestados pela diretoria. O volante Matheus Jesus, que disputou o Paulistão pelo Oeste, e o atacante Everaldo, do Fluminense, devem ser anunciados nos próximos dias.

TIME-BASE

Carille tem variado na forma de jogar (Foto: Daniel Augusto Jr)

O time-base do Corinthians neste início de temporada tem sido: Cássio, Fagner, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Júnior Urso e Sornoza (Jadson); Pedrinho (Vagner Love), Clayson e Gustagol.

Em relação ao esquema tático, Carille tem mudado mais do que gostaria. Ele já utilizou o 4-2-3-1, 4-3-3 e 4-1-4-1.

OS JOGOS ATÉ A COPA AMÉRICA

Timão está vivo nos mata-matas  (Foto: Rodrigo Gazzanel/RM Sports)

1ª rodada: Bahia x Corinthians - 28/4 - 16h - Arena Fonte Nova

2ª rodada: Corinthians x Chapecoense - 1/5 - 16h - Arena Corinthians

3ª rodada: Vasco x Corinthians - 4/5 - 19h - Arena da Amazônia

4ª rodada: Corinthians x Grêmio - 11/5 - 19h - local indefinido

5ª rodada: Athletico x Corinthians - 19/5 - 16h - Arena da Baixada

6ª rodada: Corinthians x São Paulo - 25/5 - 19h - local indefinido

7ª rodada: Corinthians x Goiás - 1/6 - 21h - local indefinido

8ª rodada: Cruzeiro x Corinthians - 9/6 - 11h - local indefinido

9ª rodada: Santos x Corinthians - 12/6 - 21h30 - Vila Belmiro

OPINIÃO

Sem brilhar, Timão faturou o Paulistão (Foto: Rodrigo Corsi/FPF)

"Campeão em 2017, Carille sabe o que precisa fazer para conquistar um título brasileiro por pontos corridos. Além do treinador, o Corinthians tem na base da equipe jogadores importantes que já foram campeões nacional pelo clube: Cássio, Fagner, Ralf, Jadson, Pedrinho e Love. É um time experiente e cascudo, que dá poucas chances para o adversário. São por esses motivos que o Timão chega ao Brasileirão como um dos candidatos ao título.

É difícil falar sobre um campeonato tão longo, principalmente por conta da janela de transferências do meio do ano. No ano passado, por exemplo, o Corinthians perdeu Rodriguinho, Maycon, Sidcley e Balbuena, além de Carille. A equipe que era forte se desmantelou e foi ameaçada de rebaixamento, embora tenha chegado à final da Copa do Brasil.

Outro "problema" é que o Corinthians está vivo nas outras duas competições de mata-mata: Copa do Brasil e Sul-Americana. Caso avance para fases mais decisivas, a tendência é de que o Brasileirão fique em segundo plano.

No papel, Carille conta com um bom time e um elenco com boas opções. O técnico já admitiu que a equipe precisa atacar mais, e acredita em melhores atuações após a pausa da Copa América. Mesmo sem ter brilhado, o Timão faturou o Paulistão e chega forte para o Brasileirão."