Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em boa fase, Timão ostenta marca: desde 2014 lidera grupos e torneios

Paulistão e Libertadores de 2016 fazem Corinthians manter hegemonia em fases de grupos e pontos corridos das disputas desde o segundo semestre/2014. Quarta, uma nova chance

Corinthians em 2014 (Brasileiro), 2015 (Libertadores e Brasileiro) e 2016 (Paulista) (Foto: Montagem/Lancepress!)
Escrito por

O bom momento do Corinthians é considerado surpreendente pelo próprio técnico Tite, que começou o ano sem seis titulares campeões brasileiros de 2015 e com dez reforços para iniciar a remontagem do grupo. Não é surpresa, porém, que a equipe esteja completando dois meses de temporada em condições favoráveis tanto no Campeonato Paulista quanto na Libertadores. Desde o segundo semestre de 2014 que liderança é uma rotina dentro do Parque São Jorge.

A hegemonia começou com a liderança do segundo turno do Brasileirão de 2014, ainda com Mano Menezes, e teve sequência em todos os torneios disputados depois, já sob o comando de Tite: Paulistão de 2015 (primeira fase), Libertadores de 2015 (primeira fase), Brasileirão de 2015 (turno e returno), e agora Paulistão e Libertadores de 2016. Nesta quarta-feira, aliás, o Timão tem chances de completar a sexta liderança garantida segundo este critério.

Às 21h45, na Arena Corinthians, diante da Ponte Preta, o Timão pode selar a liderança de mais uma fase em pontos corridos de competição, basta vencer seu compromisso. Assim, com 32 pontos e pelo menos três vitórias a mais até o momento, os dois perseguidores mais diretos (São Bento e Santos) não poderão mais alcançar a equipe.

A sétima liderança também não está distante, e pode ficar encaminhada na semana que vem, quando o Corinthians volta à Libertadores na Colômbia, contra o Santa Fe. Caso vença, o time de Tite atingirá dez pontos e boa margem no saldo de gols contra sete dos colombianos – se o Cerro Porteño (PAR) não vencer o Cobresal (CHI), a vaga nas oitavas já será quase realidade, bem como a liderança da primeira fase.

Hegemônico nos pontos corridos, o Timão buscará fazer a diferença no mata-mata. Agora vai?

Tite comandou em seis dos sete torneios (Foto: Agência Corinthians)

COMPETIÇÕES DESDE O 2º SEMESTRE DE 2014:

Brasileirão 2014 (Segundo Turno) - Corinthians finalizou o torneio em quatro lugar, ainda com Mano Menezes, mas terminou o segundo turno com a melhor campanha, mesma pontuação do campeão Cruzeiro e melhor saldo de gols em seus 19 jogos.

Paulistão 2015 - Antes da eliminação diante do Palmeiras na semifinal, Timão foi dono da melhor campanha na primeira fase, somando três pontos a mais que o Santos.

Libertadores 2015 - Também precedendo a queda contra o Guaraní (PAR), o Corinthians de Tite garantiu a liderança de seu grupo na fase inicial da Copa Libertadores com um ponto a mais que o São Paulo. Nesta fase, apenas duas equipes foram superiores.

Brasileirão 2015 (Primeiro Turno) - Campanha campeã teve 40 pontos em 19 jogos, quatro a mais que o Atlético-MG em seu primeiro turno do ano passado.

Brasileirão 2015 (Segundo Turno) - Segundo turno foi ainda melhor: 41 pontos nos mesmos 19 jogos, seis a mais que o time do Internacional. Título veio.

Paulistão 2016 - Primeiro lugar do Grupo D já está garantido com os dez pontos a mais que o Red Bull. Amanhã, time pode definir a liderança geral se vencer.

Libertadores 2016 - Equipe lidera o Grupo 8 com dois pontos a mais que o Santa Fe e pode garantir a ponta na semana que vem. De novo, só dois times são superiores.