Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Até reservas do Corinthians treinam pênaltis, e Oswaldo explica ‘ritual’

Treinador fez todos os jogadores ensaiarem cobranças antes da partida contra o Cruzeiro, valendo vaga na semifinal da Copa do Brasil. Derrota em 1999 inspirou metodologia

(Foto: Daniel Augusto Jr./ACorinthians)
Escrito por

Titulares, reservas e até goleiros do Corinthians treinaram pênaltis nesta terça-feira, véspera do duelo contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil. Embora queira garantir a vaga na semifinal do torneio nos 90 minutos, o Timão quer estar preparado para todos cenários, até para buscar a classificação nos chutes dos 11 metros, que acontecerão caso a Raposa vença por 2 a 1, no Mineirão.

Chamou a atenção a forma como o treinamento foi realizado. Oswaldo posicionou todos os titulares no meio de campo, simulando como ocorre durante as partidas, e fez eles irem um a um até a área.

Depois, em entrevista coletiva, o comandante alvinegro explicou que tal "ritual" começou a ser utilizado por ele depois da eliminação em sua primeira passagem pelo Corinthians justamente para o rival Palmeiras.

- Era quartas de final da Libertadores de 1999. Eu tinha outra maneira de treinar pênaltis. Todos batiam, quem fizesse permanecia, quem perdesse saia de campo. Eu ficava até o fim. Me lembro que naquela oportunidade o Dinei fez 17 pênaltis consecutivos. Os goleiros eram Dida, Maurício, Nei, Yamada... Grandes goleiros. Chegou na hora do jogo e ele perdeu. Na véspera fez 17 e no dia perdeu. Brinco até hoje com o Dinei quando o encontro. Há bastante tempo eu uso essa fórmula. O cara bate uma vez só, porque vai ter a responsabilidade, sabe que só vai bater uma, e enfrenta uma situação que vai lembrá-lo o que ele vai passar na hora da cobrança - argumentou.

O aproveitamento corintiano nos pênaltis começou bem, mas depois caiu. Entre os titulares, Giovanni Augusto, Fagner, Rodriguinho, Uendel, Marquinhos e Guilherme abriram as cobranças e marcaram. Depois, porém, todos erraram: Balbuena, Pedro Henrique, Romero, Marquinhos Gabriel e Walter.

Vale lembrar que, após vitória corintiana por 2 a 1 no primeiro jogo, o Cruzeiro se classifica caso vença por 1 a 0. O Timão garante a classificação com qualquer empate ou vitória e até mesmo se perder por um gol de diferença desde que marque duas ou mais vezes.