Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Árbitro de Corinthians e Ponte já apitou final entre as duas equipes

Raphael Claus foi o dono do apito no primeiro jogo da decisão estadual de 2017 e voltará a trabalhar em um duelo entre Timão e Macaca

Raphael Claus tem 41 anos de idade (Foto: César Grecco) 
Escrito por

Escalado para apitar o duelo entre Corinthians e Ponte Preta, neste domingo (7), às 11h, pela terceira rodada do Campeonato Paulista, na Neo Química Arena, Raphael Claus é árbitro Fifa desde 2015, o que significa que ele tem grandes jogos e decisões no currículo, uma delas envolvendo justamente Timão e Macaca. 

No dia 30 de abril de 2017, foi Claus que comando ou apito na vitória corintiana por 3 a 0, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pelo jogo de ida da final do Paulistão. O resultado praticamente confirmou o título corintiano, já que a partida de volta, em Itaquera, terminou empatada em 1 a 1. 

Mesmo com patente internacional e muita experiência, Raphael Claus vem pressionado no confronto. Há duas semanas, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o árbitro se envolveu em uma polêmica ao expulsar o lateral-direito Rodinei, do Internacional, na derrota do Colorado por 2 a 1 para o Flamengo, no estádio do Maracanã.

Na ocasião, o time gaúcho era o líder do Brasileirão, mas com o revés foi ultrapassado pelo Rubro-Negro, que confirmou o título quatro dias depois. No entanto, o lance, revisado por Claus através do monitor da arbitragem de vídeo, foi considerado para cartão amarelo, não pra vermelho. Durante a mesma semana, inclusive, torcedores do Inter, através das redes sociais, recordaram lances semelhantes onde o profissional do apito apenas amarelou o autor da falta. 

>> Confira a tabela do Campeonato Paulista e simule os próximos jogos

Em 2021

Na atual temporada, que recém-iniciou, Raphael apitou o empate em 1 a 1 entre Santos e Ferroviária, na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Paulistão, na última quarta-feira (3). Na estreia do Estadual, Claus ficou no VAR no 1 a 1 entre São Paulo e Botafogo de Ribeirão Preto, no Morumbi, jogo realizado no último domingo. (28). 

Na edição de 2020 do Paulista, Raphael Claus apitou 11 jogos, sendo três do Timão, incluindo a partida de ida da final, contra o Palmeiras, empatada em 0 a 0, na Neo Química Arena. Já jogos da Ponte ele não apitou no último Estadual. 

Contra a Macaca, o Corinthians busca quebrar uma série de sete jogos sem vencer, tendo os últimos quatro confrontos terminados em empate, inclusive os dois primeiros do Paulistão, contra Red Bull Bragantino, 0 a 0, e Palmeiras, 2 a 2. Enquanto isso, o time campineiro também não venceu ainda no Estadual, tendo estreado com um empate, fora de casa, por 1 a 1, contra o Novorizontino, e na última rodada foi derrotada no Moisés Lucarelli, por 1 a 0, pelo Santo André.