Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após fechar ida à Itália, Matheus Pereira volta a treinar no Timão

Meio-campista de 18 anos já está acertado com a Juventus, mas só embarca de vez quando abrir janela internacional de transferências, em junho. Corinthians fica com 5% dos direitos

Meio-campista tem apenas três jogos como profissional e subiu de vez após a Copinha (Foto: Agência Corinthians)
Escrito por

Liberado na semana passada para acertar detalhes de sua transferência à Juventus, da Itália, o meio-campista Matheus Pereira se reapresentou ao Corinthians nesta quarta-feira e deu sequência aos treinamentos no CT Joaquim Grava. Isto não significa, entretanto, que a negociação tenha melado. Pelo contrário. O garoto de 18 anos seguirá a rotina de trabalhos sob o comando de Tite apenas até a abertura da janela internacional de transferências à Europa, nos últimos dias de junho. Depois disso, será enfim liberado pelo clube brasileiro para assinar contrato por cinco temporadas no futebol europeu.

Dono de quase 45% dos direitos econômicos de Matheus Pereira, o empresário e conselheiro do Corinthians, Fernando Garcia, confirma a negociação e também a permanência do garoto nas atividades do clube até a abertura da janela européia. O Corinthians manterá os 5% que detêm hoje, pensando em futuras transferências. Já os outros 55% são detidos por outros empresários, sócios do agente.

Ao receber a oferta dos italianos de cerca de 2 milhões de euros (R$ 8,1 milhões), Garcia ofereceu ao Timão a possibilidade de igualar a proposta e ficar com 42,5% dos direitos que ele possui. Neste cenário, o clube pagaria cerca de 950 mil euros e teria quase metade dos direitos econômicos do garoto. A diretoria não quis.

Hoje, Matheus Pereira está sem espaço no elenco do Corinthians. Ele teve as primeiras experiências como profissional no ano passado, quando esteve na pré-temporada e disputou um amistoso e um jogo oficial pela equipe. Em 2016, participou da Copinha e ficou marcado por desperdiçar uma das cobranças da final contra o Flamengo após um chute de cavadinha. Após o torneio, ele foi de vez para o profissional ao lado de Maycon, Claudinho e Gabriel Vasconcelos, mas também não teve espaço.

O Corinthians perdeu 95% dos direitos econômicos de Matheus Pereira em razão de dívidas com os empresários da joia. Detentor de 100% do montante até 2014, o clube fatiou os primeiros 30% como condição dos agentes na assinatura do primeiro contrato profissional. Outros 30% foram repassados no mesmo ano, em dívidas na compra de Ralf e no pagamento das comissões referentes à compra do zagueiro Cleber. Por fim, os outros 35% foram dedicados à compra de um terço dos direitos econômicos do meia Petros, já vendido ao futebol espanhol.