Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Antes de novo mata-mata, Tite pede calma e melhor pontaria em pênaltis

Corinthians cobrou nove pênaltis ao longo da temporada e acertou apenas três. Duas das falhas custaram a eliminação na semifinal do Campeonato Paulista contra o Osasco Audax

Corinthians perdeu dois pênaltis dos três cobrados neste sábado, na Arena (Foto: Bruno Ulivieri/LANCE!Press)
Escrito por

A eliminação do Corinthians no Campeonato Paulista escancarou um problema que já se tornou rotina do clube: a falta de precisão nas batidas de pênalti. Depois de empatar em 2 a 2 com o Osasco Audax no jogo único das semifinais do torneio, o Timão decidiu a vaga na decisão por meio das cobranças alternadas e acabou derrotado por 4 a 1. Das três batidas que teve tempo de realizar, só André acertou, enquanto Fagner e Rodriguinho desperdiçaram a chance de colocar o Timão na final da primeira competição disputada em 2016. Errar pênaltis, porém, não é algo incomum nos lados do Parque São Jorge.

Antes da decisão deste sábado o Corinthians teve seis pênaltis a favor, no Campeonato Paulista e na Copa Libertadores. Deles, apenas dois somaram números ao placar, com Giovanni Augusto (derrota por 3 a 2 contra o Cerro Porteño, no Paraguai) e Lucca (empate em 2 a 2 com a Ferroviária). Os outros quatro foram perdidos: Lucca (derrota por 1 a 0 diante do Palmeiras), Romero e Luciano (vitória por 2 a 1 contra a Ponte Preta) e Rodriguinho (vitória por 1 a 0 contra o XV de Piracicaba). 

No total, o Corinthians bateu nove pênaltis nesta temporada e desperdiçou seis, um aproveitamento inferior a 35% de acertos. Para tentar corrigir o problema, o técnico Tite tem orientado trabalhos de pênalti há três semanas no CT Joaquim Grava. Em todo fim de treino o fundamento é executado ao menos três vezes por cada jogador, inclusive os goleiros. Os piores aproveitamentos do dia repetem as cobranças no mesmo dia, buscando o menor número de erros possível. Por enquanto, o trabalho não deu muito resultado, mas Tite espera melhorar. E o motivo é nobre: Copa Libertadores.

- Foram nove pênaltis e erramos seis. Fato. Vai treinar mais. É técnica e equilíbrio emocional, então vai treinar mais - explicou o treinador.

Classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores com uma rodada de antecedência,  o Corinthians inicia as oitavas de final nesta quarta-feira, no Uruguai, contra o Nacional. Caso o resultado da soma das partidas fora do país e na Arena Corinthians seja de empate, o Timão terá uma nova decisão por pênaltis pela frente. É bom estar treinado.