Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em um ano, Corinthians perdeu mais de 70% dos sócios-torcedores e promete aperfeiçoar programa

Segundo apuração do LANCE!, estima-se que o Timão perdeu cerca de 50 mil sócios-torcedores adimplentes entre março de 2020 e março de 2021. Promessa é de reformulação

Fiel Torcedor teve uma enorme queda na pandemia e clube quer recuperar perdas (Foto: Bruno Teixeira/Corinthians)
Escrito por

O prejuízo dos clubes brasileiros em relação ao período de pandemia de coronavirus será sentido durante muitos anos e talvez parte dele ainda seja impossível de calcular, mas algo que certamente sofreu um profundo impacto foram os programas de sócio-torcedor. Não seria diferente no Corinthians, onde estima-se que, em um ano, mais de 70% dos associados foram perdidos.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2021 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

GALERIA
> Jemerson e Otero dão adeus! Veja quem já deixou o clube nesta temporada

Segundo apurou a reportagem do LANCE!, há um desencontro em relação aos números exatos de adesões ao Fiel Torcedor, já que há muitos inadimplentes e a variação é constante. Portanto, pegamos como base a quantia de 70 mil sócios adimplentes em março de 2020, início da pandemia, para comparar com os cerca de 20 mil em março de 2021, um ano depois de começar a crise.

Em termos de porcentagem, isso significa 71,4% de perda no período, ou seja, mais de dois terços dos associados deixaram de pagaram o seu plano. Os motivos são variados, mas a crise econômica, o desemprego e a falta de jogos e benefícios são as principais alegações dos torcedores que tomaram a decisão.

Vale lembrar que mesmo antes da pandemia já havia uma cobrança interna e externa no clube para reformular o programa, algo que foi uma das bases da campanha de Duilio Monteiro Alves para a presidência do clube. Em entrevista ao LANCE!, em novembro de 2020, ele falou de suas pretensões para isso.

- Temos que tornar o Fiel Torcedor mais atrativo, aumentando os benefícios para quem não mora em São Paulo, trazendo conteúdos exclusivos, experiências e vantagens diferenciadas, buscando também inspiração em planos de torcedores que são sucesso pelo mundo, como o do Benfica-POR, por exemplo, que dá um desconto de R$ 1 por litro de gasolina abastecido. Há muito a ser criado nesse sentido e estamos preparados para isso - disse Duilio.

No início de março deste ano, o clube lançou a campanha #NenhumFielAMenos, a fim de tentar resgatar os corintianos que deixaram de pagar o plano Fiel Torcedor. Durante todo o mês, aqueles que conseguiram ficar em dia receberam recompensas. Por outro lado, aqueles que tiveram pagamentos pendentes com o Fiel Torcedor puderam regularizar sua situação, incluindo os associados que acumularam pendências desde 2019.

Para aderir à campanha, o Timão ofereceu facilidades de pagamento e benefícios, como o retorno aos assentos quando o público puder voltar para a Neo Química Arena. De acordo com o que o LANCE! ouviu do clube, a recuperação não foi tão grande como era esperado, porém houve uma sinalização positiva de torcedores que estão dispostos a retornar ao plano. Além disso, o Fiel Torcedor segue aberto para negociar cada situação.

Em 10 maio deste ano, porém, o site do Fiel Torcedor saiu do ar por conta de problemas com a IBM, empresa fornecedora dos serviços de tecnologia do programa. A volta só se deu em 30 de junho, causando problemas para o pagamento de mensalidades e pendências. No entanto, foi prometido que não haveria perda de pontos nem multa em decorrência do problema técnico.

Diante da recepção positiva dos torcedores sobre retornarem seus pagamentos em um futuro próximo, o clube iniciou uma consulta a grupos de associados sobre "como aperfeiçoar a carteira de benefícios e o atendimento ao sócio do programa", com o objetivo de atrair também novos membros. A promessa é de que o Corinthians irá anunciar novidades em breve. Veja trecho de nota oficial:

"Informamos ainda que o Corinthians continua os estudos para o aprimoramento do programa. Em junho, o Departamento de Marketing, Comunicação e Inovação iniciou consultas a grupos de Fiéis Torcedores, a fim de entender como aperfeiçoar a carteira de benefícios e o atendimento ao sócio do programa. O resultado dessa pesquisa vai guiar as novidades do Fiel Torcedor, que serão implementadas e anunciadas num futuro próximo".

Com a previsão de volta gradativa do público aos estádios a partir de outubro, segundo declarou o governador de São Paulo, João Doria, o Corinthians trata como essencial que as novidades do Fiel Torcedor sejam apresentadas antes dessa volta para as arquibancadas. Dirigentes apostam nisso como fator de melhora esportiva e financeira, puxando a retomada em vários âmbitos.