Copa do Nordeste

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Inteligência de dados indica duelo de ataques na final da Copa do Nordeste

Ceará e Bahia decidem a Copa NE no fim de semana e a expectativa é de outro jogo equilibrado

Felipe Oliveira / EC Bahia
Escrito por

Um jogo intenso, com as duas equipes buscando o gol e, ao que tudo indica, com bolas na rede. Assim é a promessa da grande decisão da Copa do Nordeste, entre Ceará X Bahia. Pelo menos é o que aponta o levantamento feito pela xG Football Intelligence, sportech de inteligência de dados no futebol.

+ Final da Champions com torcida? Veja como anda a liberação de público pelo mundo

Nas últimas 10 partidas de ambas as equipes, envolvendo a própria “Lampions League”, os respectivos estaduais e a Copa Sul-americana, tanto os baianos como os cearenses criaram muitas chances de gol, com bom número de acertos, e finalizaram uma média de 6 vezes por jogo na direção da meta adversária.

O xG (expectativa de uma finalização se transformar em bola na rede) do Ceará, mandante da final, foi, na média, de 1,5. Índice idêntico ao do Bahia. Isto é, cada time tem a expectativa de marcar pelo menos uma vez por partida. Já o xG Concedido – o quanto a equipe permite que os adversários finalizem contra suas traves - foi de 0,8 para o Vozão e 1,1 para o Tricolor.

Ou seja, o Bahia terá que correr muito para furar a defesa cearense, pois está em desvantagem na decisão – 1 X 0 para o Ceará no primeiro jogo. Um caminho pode ser o lado direito do ataque, posição que o bicampeão brasileiro mais utilizou nas últimas 10 partidas. Por outro lado, o atual campeão da Copa do Nordeste tem um alto índice de sucesso em suas ações dentro de campo: 80%.

A ferramenta indica, portanto, que será um duelo aberto, com os times pressionando no campo ofensivo, e com pouco espaço para erros. Caso seja necessária a disputa de pênaltis, ambos perderam duas cobranças no período verificado. O Bahia tem 67% de sucesso neste quesito, ante 50% do Ceará.

O vencedor se sobressairá nos detalhes. A Copa do Nordeste conhecerá seu campeão, na reedição da final do ano passado, neste sábado (8), às 16h no Castelão, em Fortaleza.