Uruguai

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Uruguai deixa escapar marca histórica em Copas do Mundo com empate na estreia

Resultado contra a Coreia do Sul interrompeu sequência positiva da equipe celeste contra rivais da Ásia

Uruguai deixa escapar recorde histórico na Copa do Mundo (Foto: Anne-Christine POUJOULAT / AFP)
Escrito por

O empate em 0 a 0 com a Coreia do Sul na estreia da Copa do Mundo fez com que o Uruguai deixasse de ampliar um recorde histórico. Até o resultado em questão, a Celeste jamais havia perdido pontos contra seleções da Confederação Asiática no torneio.

> Qatar eliminado na 1ª fase: relembre a campanha das seleções anfitriãs em Copas do Mundo

A partida foi a quinta disputada pela seleção celeste em Mundiais, sendo que os sul-americanos haviam vencido todas até empatarem sem gols com os sul-coreanos na última sexta-feira.

Por curiosidade, destes cinco jogos, três foram contra a Coreia do Sul. Além disso, apenas 9% representam os confrontos contra asiáticos na história do Uruguai em Copas, que disputou, até então, 57 partidas.

Uruguai ficou no empate sem gols com a Coreia do Sul (Foto: Jung Yeon-je / AFP)

> Clique e confira a tabela completa e classificação da Copa do Mundo!

O primeiro duelo entre Uruguai e uma equipe asiática aconteceu na Copa do Mundo de 1970, no México, contra Israel que, naquele momento, pertencia à Confederação Asiática de Futebol. Na ocasião, a Celeste venceu pelo placar de 2 a 0, gols de Ildo Minero e Juan Mujica.

20 anos se passaram até que a seleção sul-americana voltasse à enfrentar uma equipe asiática. Naquele que foi o primeiro encontro com a Coreia do Sul na competição, triunfo por 1 a 0. O resultado fez com que a equipe celeste avançasse às oitavas daquela edição.

O terceiro duelo seria novamente contra os sul-coreanos, desta vez nas oitavas de final da Copa da África do Sul, em 2010, quando Luis Suárez deu a vitória aos uruguaios por 2 a 1. Outro resultado positivo viria já em uma das edições seguintes, na Copa da Rússia, em 2018, quando os comandados de Oscar Tabárez derrotaram a Arábia Saudita por 1 a 0.

Agora, os uruguaios voltam a campo na próxima segunda-feira, quando enfrentam Portugal, às 16h.