Portugal

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pepe revela noites em claro antes da Copa e abre o caminho para nova geração de Portugal

Recuperado, o zagueiro de 39 anos garantiu estar em boas condições para disputar a Copa do Mundo

Pepe durante coletiva nesta quinta (1) (Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)
Escrito por

Uma lesão no joelho esquerdo há um mês da Copa do Mundo quase deixou Pepe de fora do Mundial no Qatar. O zagueiro de 39 anos conseguiu se recuperar, e com a lesão de Danilo Pereira, voltou a ser um dos protagonistas na defesa. Contudo, o veterano atleta revelou que o período de recuperação não foi fácil, e a incerteza lhe custou boas noites de sono.

+ Bruno Fernandes brilha na vitória que classifica Portugal às oitavas; veja notas

- Quando me lesionei, não dormia porque queria me recuperar o mais rápido para estar aqui, disputando mais uma Copa na minha carreira e ajudar a seleção. Esse caminho que passei foi longo, mas já passou, faz parte do passado. Agora é olhar para frente e tentar ganhar essa competição - iniciou o atleta durante coletiva.

Ao entrar em campo contra o Uruguai, Pepe se tornou o terceiro jogador de linha mais velho a disputar uma Copa, mas ele não quer pensar sobre a possibilidade de uma "última dança".

- Não vou entrar aí, se é o último (Mundial). Estou aqui para desfrutar ao máximo, sou um privilegiado de acordar e fazer o que mais amo, que é jogar futebol - ponderou.

+ Veja tabela e simule os jogos da Copa do Mundo no Qatar

Com a afirmação de Rúben Dias e a ascensão de António Silva, o veterano abriu o caminho para a nova geração de zagueiros que a seleção portuguesa vem formando.

- Temos grandes jogadores, espero que o António possa fazer o seu percurso naturalmente, como o Ruben Dias foi ao Mundial da Rússia. Desejo sorte a ele, que é a nossa também, e que ele possa jogar e ser feliz ajudando Portugal - comentou.

Questionado sobre sua condição física, Pepe garantiu estar apto a jogar quando Fernando Santos o colocar em campo

- Se estou na seleção, é porque estou apto a jogar. Não joguei o primeiro jogo por opção do treinador. Pude jogar o segundo jogo depois de uma infelicidade de um companheiro meu, isso acontece. Correspondi da melhor maneira e assim vai ser nos próximos jogos. Agradeço à Federação e ao Porto, porque o departamento médico deles são extraordinários, faz com que os jogadores possam se recuperar o mais rápido possível - afirmou.

Muitos classificam essa geração como a melhor de Portugal em Copas do Mundo, e existe a expectativa que a seleção portuguesa conquiste a taça, e Pepe reforçou esse discurso.

- Trabalhamos para isso, isso é o mais importante, trabalhar respeitando os adversários. Tentamos cumprir com rigor o que é pedido pelo treinador, assim ficamos mais próximos de ganhar jogos, mas temos um caminho difícil pela frente - concluiu o veterano zagueiro.

Portugal precisa apenas de um empate nesta sex-feira (2), contra a Coreia do Sul, para assegurar o primeiro lugar do Grupo H.