Portugal

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com Cristiano Ronaldo em baixa, Bruno Fernandes assume protagonismo em Portugal na Copa

Meio-campista foi fundamental na fase de grupos e pode ampliar as esperanças lusitanas no Qatar

Bruno Fernandes é peça fundamental na escalação titular de Portugal na Copa (Foto: EFE/RODRIGO JIMÉNEZ)
Escrito por

É visível que Cristiano Ronaldo não está em seu auge técnico e físico. Na reta final da carreira, o astro não tem conseguido fazer muito a diferença, até aqui, na Copa do Mundo. O único gol, atualmente, veio na estreia, de pênalti, contra Gana. Com isso, outra figura vem emergindo no holofote de Portugal no Qatar: Bruno Fernandes.

O meio-campista, de 28 anos, foi decisivo nos dois primeiros jogos dos portugueses no Mundial. Na partida de estreia, contra Gana, o camisa 8 serviu João Félix no segundo gol lusitano e passou para Rafael Leão marcar o terceiro na vitória por 3 a 2.

Já contra o Uruguai, pela segunda rodada, ele fez os dois gols. O primeiro saiu após uma tentativa de cruzamento para Ronaldo, que acabou entrando diretamente no gol, enquanto nos minutos finais bateu um pênalti com muita categoria para definir a parada. No duelo contra a Coreia do Sul, devido a sua importância, foi um dos poupados e não entrou em campo.

Na temporada passada, o jogador, que defende o Manchester United, já vinha mostrando sua importância no elenco de Erik Ten Hag. Em 46 jogos, foram 10 gols e 14 assistências. Já na atual, até a pausa para a Copa, Fernandes marcou três vezes em 20 jogos e deu três passes para gol. Esse protagonismo no clube vai também se refletindo na seleção.

+ António Silva se torna o jogador mais jovem de Portugal a entrar em campo na Copa

Meio-campista que mescla a modernidade que a posição pede - transitando por todos os setores, ajudando na marcação e cobrindo os espaços - com o "clássico camisa 10". Realizando bons passes, com visão de jogo impecável e organização com a posse de bola.

A ascensão de Bruno Fernandes pode ser um fator crucial para que Portugal siga avançando mesmo sem um desempenho brilhante de sua estrela maior: Cristiano Ronaldo. Poder dividir as atenções com o craque é uma notícia motivadora para os portugueses no Qatar.

Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo: duas das estrelas portuguesas (Foto: MANAN VATSYAYANA/AFP)

O atleta, atualmente, é avaliado em 75 milhões de euros pelo site Transfermarkt. Ele foi comprado em 2020 pelo clube inglês após bons anos defendendo a camisa do Sporting. Os valores da compra do meio-campo giraram em torno de 68 milhões de libras.

Portugal se prepara agora para o confronto das oitavas de final. Com CR7 e Bruno em campo, os lusitanos jogam com a Suíça, na tarde da próxima terça-feira. O duelo será realizado no Lusail, em Doha, às 16h (de Brasília).