Holanda

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Revanche’ em forma de goleada e eliminação na Itália: relembre as estreias da Holanda em Copas

Com campanhas históricas como os vices de 74, 78 e 2010, a seleção estreia nesta segunda-feira, às 13h, no Al Thumana, contra Senegal, pelo Grupo A

Van Persie marcou um golaço na estreia da Holanda na Copa de 2014 contra a Espanha (Foto: LLUIS GENE / AFP)
Escrito por

Depois de uma eliminatórias consistente, a Holanda disputa sua décima primeira Copa e busca o título inédito. Com campanhas históricas, como os vices de 1974, 78 e 2010, a seleção estreia nesta segunda, às 13h, no Al Thumana, contra Senegal, pelo Grupo A, o mesmo do país anfitrião, Qatar. O Lance! relembra como foram as estreias holandesas ao longo das vinte e uma edições de Mundiais.

+ Qatar x Equador: onde assistir, prováveis times e desfalques do jogo de abertura da Copa do Mundo

A primeira vez em que o país foi representado em uma Copa do Mundo foi na Itália, em 1934. Naquela edição, não houve fase de grupos, e prevaleceu o sistema de mata-mata desde o primeiro jogo. Dessa forma, a Holanda disputou apenas uma partida e foi eliminada pela Suíça, no San Siro, por 3 a 2. Smit marcou o primeiro gol da história da seleção em Mundiais.

Na França, quatro anos depois, mais uma derrota e eliminação precoce no primeiro jogo do Mundial. Desta vez, a despedida foi para a Tchecoslováquia por 3 a 0, em Le Havre.

+ Confira e simule a tabela da Copa do Mundo

Na estreia da Holanda em 1974, Rep estufou a rede duas vezes, no triunfo por 2 a 0 sobre o Uruguai, em Hanover. Na Alemanha, uma geração de holandeses despontou, com Johan Cruyff, e encantou os torcedores com um estilo de jogo único, de posse e muito toque de bola . Mudou paradigmas e marcou para sempre a modalidade com um futebol bonito e eficiente. Com isso, a Laranja Mecânica foi finalista, mas sucumbiu à dona da casa, a Alemanha de Franz Beckenbauer. 

Quatro anos depois, a geração seguiu encantando o mundo do futebol e disputou sua segunda decisão de Copa seguida. Mais uma vez, o país anfitrião impediu a Holanda de confirmar um título que parecia questão de tempo. A Argentina ergueu a taça diante de seus torcedores com dois gols de Mário Kempes. No primeiro jogo da Holanda, a vitória sobre o Irã, por 3 a 0.

+ Jogadores da Seleção Brasileira são surpreendidos com homenagens no hotel em Doha

Doze anos se passaram, e mais uma famosa geração trouxe a Holanda de volta à Copa do Mundo. Com Gullit e Van Basten, a seleção disputou o Mundial de 90 na Itália, e fez a estreia contra o Egito. Kieft estufou a rede no empate por 1 a 1, no Estádio La Favorita, em Palermo.

Quatro anos depois, nos Estados Unidos, o primeiro jogo foi contra a Arábia Saudita, e um triunfo por 2 a 1,  em Washington. Em 1998, no Stade de France, mais uma safra promissora esteve em campo. Com Bergkamp, Kluivert e cia, a Holanda ficou no empate por 0 a 0 com a vizinha Bélgica.

+ Blind, da Holanda, relembra favelas do Brasil ao citar operários do Qatar: 'Era muito confrontador'

No retorno ao Mundial, em 2006, a primeira adversária foi a Sérvia e Montenegro, e coube a Robben fazer o gol da vitória. A estreia da Holanda, na Copa da África do Sul, foi diante da Dinamarca, com uma vitória por 2 a 0, com gols de Agger, contra, e Kuyt.

Em 2014, no Brasil, foi seu melhor desempenho em um primeiro jogo de Copa do Mundo. A Holanda aplicou uma sonora goleada na Espanha, 5 a 1. Foi também uma revanche histórica, pois os holandeses tinham sido derrotados pelos espanhois, quatro anos antes, na final da Copa da África. 

Confira as participações da Holanda em Copas

1934 -
Primeira fase
1938 - Primeira fase
1974 - Vice-campeã
1978 - Vice-campeã
1990 - Oitavas de final
1994 - Quartas de final
1998 - Quarto lugar
2006 - Oitavas de final
2010 - Vice-campeã
2014 - Terceiro lugar