Holanda

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa do Mundo: Holanda une juventude com ‘fome de títulos’ para bater a Argentina

Laranja é a segunda seleção mais jovem entre as oito que estão nas quartas de final 

Apenas três convocados da Holanda já participaram de Copas do Mundo (Alberto Pizzoli / AFP)
Escrito por

Fora da Copa do Mundo de 2018, a Holanda retornou em grande estilo nesta edição e está nas quartas de final do torneio. Por causa da ausência, a Laranja precisou realizar grande reformulação e, atualmente, possui um time jovem e inexperiente neste torneio. Essa questão pode ser positiva para a seleção holandesa no confronto diante da Argentina, pelas quartas de final, já que os estreantes estão com fome de títulos e glórias. 

Ao todo, apenas três dos 26 holandeses convocados para o Qatar já disputaram uma Copa do Mundo. Memphis Depay, Daley Blind e Stefan De Vrij, que ainda não entrou em campo nesta edição, estiveram na Copa do Mundo de 2014. Além deles, o técnico Louis Van Gaal integrava o elenco como treinador, fato que se repetiu neste ano. O restante do elenco é recheado de jovens estreantes. 

+ Revelação da Holanda na Copa, Noppert despista sobre futuro e brinca: 'Sou o mais mal pago da seleção'

Até as figurinhas mais carimbadas da Holanda na competição, como Frenkie De Jong e Virgil Van Dijk, disputam sua primeira Copa do Mundo. Van Gaal também convocou alguns atletas muito 'crus', como Xavi Simons, de 19 anos, o jogador mais jovem a entrar em campo pela Laranja em fase mata-mata do torneio. 

A média de idade da Holanda é a segunda menor entre as seleções que integram as quartas de final, perdendo apenas para Marrocos. Em média, o elenco holandês tem 26,6 anos de idade e disputou 26 partidas pela seleção nacional. A Argentina, rival nas quartas de final, possui 27,8 anos e 36 compromissos pela Albiceleste. Mas a Laranja pode usar a juventude como combustível. 

Blind e Depay, dois remanescentes da Holanda de 2014 (Alberto PIZZOLI / AFP)

+ Van Gaal alfineta Messi e fala em 'revanche' contra Argentina na Copa do Mundo

As entrevistas dos jogadores da Holanda até aqui na Copa do Mundo foram bem diferentes. No entanto, um tema foi unânime: a vontade de fazer história. A Laranja foi vice-campeã do torneio em três oportunidades (1974, 1978 e 2010) e ainda sonha com o título. Por isso, essa geração, que pode ser a última de Van Gaal como treinador, almeja grandes conquistas. 

A classificação para as quartas de final também fez bem à Holanda, que espantou boa parte dos críticos da imprensa local pelo desempenho abaixo na fase de grupos. Na folga desta terça-feira, por exemplo, o elenco esteve unido em passeio de barco e recarregou as energias para o teste mais importante da Copa do Mundo. 

+ Holanda e Argentina se encontram na Copa do Mundo depois de semifinal emocionante em 2014; relembre

Holanda e Argentina se enfrentam nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio Lusail. Todos os ingressos para a partida foram esgotados, mas os holandeses terão de batalhar contra 40 mil argentinos nas arquibancadas. Quem vencer fica com uma vaga na semifinal e deve enfrentar a Seleção Brasileira.