Croácia

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bronze comprova ascensão, e Croácia soma mais medalhas em Copas do que Brasil e outras campeãs desde 1998

Desde sua primeira participação em Copas, Croácia possui mais medalhas que Brasil, Argentina, Holanda, Espanha e Itália

(Foto: JACK GUEZ / AFP)
Escrito por

A Croácia venceu Marrocos por 2 a 1 e ficou com o terceiro lugar na Copa do Mundo do Qatar. Dessa forma, pela terceira vez em seis participações, a seleção croata ficou entre as três melhores em um Mundial.

+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores que marcaram

Desde 1998, primeira Copa disputada pela Croácia após a dissolução da Iugoslávia e a integração à Fifa, os croatas possuem mais medalhas que seleções como Brasil, Argentina, Itália, Espanha e Holanda, comprovando a ascensão do futebol croata no cenário mundial e a qualidade desta geração, liderada por Luka Modric.

Em 1998, a equipe contou com o brilhantismo de Suker, que terminou como artilheiro daquela edição, e chegou à semifinal. A seleção croata perdeu para a França na semi, mas superou a Holanda na disputa de terceiro e faturou o bronze em seu primeiro Mundial.

+ Veja tabela e simule a final da Copa do Mundo

De lá até 2014, a Croácia só não se classificou para a Copa do Mundo de 2010, disputada na África do Sul. Em todas as outras três edições, a seleção croata parou na fase de grupos.

A grande mudança veio em 2018, na Rússia. Com muito talento e um ótimo trabalho de Zlatko Dalic, a seleção croata foi a grande surpresa na Rússia e avançou até a final, mas novamente a França colocou um ponto final no sonho da Croácia, que foi derrotada por 4 a 2 e terminou com o vice-campeonato.

No Qatar, a Croácia terminou em segundo lugar no grupo com Marrocos, Bélgica e Canadá. No mata-mata, os croatas venceram Japão e a Seleção Brasileira nos pênaltis, e pararam na semifinal, onde perderam por 3 a 0 para a Argentina.

O bronze foi muito festejado por Dalic, que declarou que a medalha tem sabor de ouro, e também pelos jogadores, que fizeram grande festa em campo após o apito final.

Mais medalhas em Copas do Mundo desde 1998
França - 4 medalhas (dois títulos, um vice e 2022, que pode ser prata ou ouro)
Alemanha - 4 medalhas (um título, um vice e dois bronzes)
Croácia - 3 medalhas (um vice e dois bronzes)
Brasil - 2 medalhas (um título e um vice)
Argentina - 2 medalhas (um vice e 2022, que pode ser prata ou ouro)
Holanda - 2 medalhas (um vice e um bronze)
Espanha e Itália - 1 medalha (um título)
Bélgica e Turquia - 1 medalha (um bronze)