Costa Rica

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Costa Rica na Copa Mundo: relembre a campanha de 2014 e veja os jogadores remanescentes

Seleção da América Central passou em primeiro lugar no "Grupo da Morte" e foi até as quartas de final no torneio do Brasil

Na Copa de 2014, no Brasil, Costa Rica superou gigantes e passou do Grupo da Morte (Foto: Divulgação)
Escrito por

A Costa Rica chega na sua sexta participação em Copas do Mundo com o objetivo de escrever, mais uma vez, um belo capítulo de sua história esportiva. Em 2014, a seleção veio ao Brasil e foi a grande surpresa do torneio, passando em primeiro lugar no "Grupo da Morte" e chegando nas quartas de final. Dessa forma, o LANCE! relembra o desempenho da Costa Rica naquela edição e os jogadores que seguem na equipe, agora comandada por Luis Fernando Suárez.

+ Site internacional escolhe camisas 1 mais bonitas da Copa do Mundo

Na Copa de 2014, a Costa Rica estava longe dos holofotes. No Grupo D, composto pelas campeãs mundiais Itália, Inglaterra e Uruguai, a seleção centro-americana mostrou que não estava em terras tupiniquins à passeio e, na estreia, derrotou os uruguaios por acachapantes 3 a 1.

Nos três jogos, foram duas vitórias e um empate. Costa Rica não só passou de fase, como terminou em primeiro lugar, com sete pontos, eliminando Itália e Inglaterra.

Pode-se dizer que os costarriquenhos sofreram mais nas oitavas do que na primeira fase. Contra a Grécia e já consolidados como a sensação da Copa, a seleção centro-americana perdeu um jogador no tempo regulamentar e, com empate em 1 a 1, conseguiu levar a disputa pela vaga para as penalidades.

Na decisão, Keylor Navas - na época premiado como o melhor goleiro do Campeonato Espanhol - foi muito bem e pegou uma cobrança.

Já nas quartas de final, o roteiro quase se repetiu. A Costa Rica pegou a Holanda, e também levou a decisão para os pênaltis. Porém, brilhou a estrela de Krul, goleiro holandês que entrou na prorrogação apenas para a disputa.

Krul acabou com o sonho da Costa Rica na Copa de 2014 (RONALDO SCHEMIDT / AFP)

A campanha histórica marcou a geração destacada por Keylor Navas, que viria a ser tricampeão da Champions League pelo Real Madrid, o meio-campista Bryan Ruiz e o atacante Joel Campbell. Os três jogaram a Copa do Mundo de 2018 e estão entre os 23 nomes convocados pelo treinador.

Ao todo, são sete nomes remanescentes na edição de 2022: Navas (goleiro); Celso Borges (meio-campista); Yeltsin Tejeda (meio-campista), Bryan Ruiz (meio-campista), Carlos Mora (meio-campista); Joel Campbell (atacante).

A Costa Rica integra mais um "Grupo da Morte", com Alemanha, Espanha e Japão. Agora no Qatar, os centro-americanos tentam repetir o feito de 2014, eliminando grandes campeões mundiais.