Argentina

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Lionel Messi tem chance de quebrar tabu inédito na Copa do Mundo

Camisa 10 da Argentina tem cinco gols e três assistências na competição

Lionel Messi pode bater marca jamais alcançada em Copas do Mundo (JUAN MABROMATA / AFP)
Escrito por

Neste domingo, Lionel Messi pode quebrar um tabu jamais alcançado na história das Copas do Mundo. O camisa 10 da Argentina pode se tornar o único jogador a encerrar a competição como artilheiro e atleta com mais assistências em uma única edição do torneio. Até aqui, o atleta tem cinco gols e três assistências.

O argentino está empatado na artilharia com Kylian Mbappé, mas o francês se beneficia por ter menos minutos de jogo em relação ao craque da Albiceleste. Em assistências, Messi está empatado com Bruno Fernandes, Harry Kane e Antoine Griezmann. Com isso, o atleta precisa balançar as redes, contribuir com uma assistência e torcer para que os dois jogadores franceses não tenham sucesso na partida.

Em 1986, Diego Maradona encerrou a Copa do Mundo como o jogador com mais assistências na competição, com cinco passes decisivos para gols de companheiros. O atleta também havia anotado cinco gols, mas Gary Lineker, da Inglaterra, balançou as redes em seis oportunidades e foi o artilheiro do torneio.

+ Números não mentem: Messi é mais decisivo que Mbappé na temporada

Em 2010, Thomas Muller, da Alemanha, esteve próximo de quebrar essa barreira. Na Copa da África do Sul, o atleta marcou cinco gols, assim como Villa, Sneijder e Forlán, mas ficou na liderança por ter feito menos partidas. O atleta havia dado três assistências, ficando empatado com Kaká, Ozil, Kuyt e Schweinsteiger. No entanto, o brasileiro ficou na ponta do ranking por ter tido menos jogos.

Até o momento, Messi quebrou recordes da Copa do Mundo e da Argentina. O camisa 10 chegou a 25 partidas disputadas na competição, igualando a marca de Lothar Matthaus, e se tornou o "hermano" com mais gols no torneio, ultrapassando o feito de Gabriel Batistuta e alcançando 11 bolas nas redes em cinco edições disputadas.