Copa do Mundo Feminina

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Inglaterra bate Austrália em jogaço e garante vaga na final da Copa do Mundo Feminina

Ella Toone, Lauren Hemp e Alessia Russo marcaram para as Lionesses, enquanto Sam Kerr balançou a rede pelas Matildas

Jogadoras da Inglaterra celebram lindo gol de Ella Toone (Foto: DAVID GRAY / AFP)
Escrito por

Na manhã desta quarta-feira, a Inglaterra bateu a Austrália por 3 a 1, em grande jogo válido pela Copa do Mundo Feminina. Ella Toone fez um lindo gol e abriu o placar na primeira etapa; Sam Kerr empatou para as donas da casa no segundo tempo, mas Lauren Hemp recolocou as europeias em vantagem minutos depois e Alessia Russo fechou a conta nos minutos finais.

+ Confira todas as informações da Copa do Mundo Feminina

Com o resultado, as Lionesses estão na final da competição, alcançando a decisão pela primeira vez na história. O título será decidido contra a equipe da Espanha, que bateu a Suécia e também buscará seu primeiro troféu.

+ OPINIÃO: Ida para a Arábia Saudita decepciona quem um dia achou que Neymar seria o melhor do mundo

Veja os cinco principais pontos do confronto

!TELEGUIADO! A Inglaterra abriu o placar no confronto. Após cobrança de lateral, já no fim da primeira etapa, Lauren Hemp achou Alessia Russo na área. A camisa 23 fez o passe para trás, a bola desviou e se ofereceu para Ella Toone, que acertou um lindo chute de pé direito, no ângulo de Mackenzie Arnold, para abrir o placar.

!SENTIU! A torcida da Austrália, que foi um dos pilares da boa campanha das anfitriãs, não reagiu bem ao gol de Toone e se calou completamente, ficando em silêncio até o retorno para a segunda etapa.

!ELA É GENIAL! Na segunda etapa, veio o empate das Matildas. E não poderia ser de outra forma. Em contra-ataque, Sam Kerr recebeu, arrancou em velocidade e acertou um chute sem muita força, mas com uma precisão absurda. A bola ainda deu um leve desvio no joelho de Millie Bright e saiu completamente do alcance de Mary Earps, morrendo no ângulo da arqueira inglesa e empatando o confronto.

!OPORTUNISMO! Minutos depois, Lauren Hemp recebeu lançamento, perdeu na corrida para Ellie Carpenter, mas tomou a frente após vacilo da lateral australiana e bateu na saída de Arnold para recolocar as inglesas em vantagem.

!TAMPANDO O CAIXÃO! O último ato do placar viria já no fim da partida. A Inglaterra achou contra-ataque, com a Austrália aberta se lançando ao ataque, e Lauren Hemp serviu Alessia Russo, que acertou o canto de Arnold para garantir mais alguns dias em Sydney.

Clare Polkinghorne tenta cabecear bola durante o confronto (Foto: Saeed KHAN / AFP)

Como foi o primeiro tempo?

A Inglaterra dominou as ações na metade inicial, confirmando o posto de favorita para o confronto. Com mais finalizações e o dobro de posse de bola, as Lionesses tiveram mais ímpeto, criaram melhores oportunidades e quase abriram o placar aos 8 minutos, com Stanway parando em Mackenzie Arnold. A recompensa pelo domínio viria aos 36 minutos, com linda jogada coletiva que terminou com um golaço de Ella Toone. A camisa 10 recebeu passe de Alessia Russo na área e acertou um chutaço no ângulo da goleira australiana para dar a vantagem às europeias.

E a segunda etapa?

Em panorama completamente diferente da primeira etapa, a segunda metade de jogo foi com um maior peito da seleção australiana. A equipe de Tony Gustavsson começou a gostar do jogo e tinha na dupla de ataque sua principal forma de escapada. Mary Fowler até fazia um jogo melhor e aparecia mais nos lances, mas o momento de decisão foi com Sam Kerr. Jogando pela primeira vez como titular na Copa, a craque fez linda jogada aos 17 minutos, arrancou e acertou um chute perfeito, contando com leve desvio em Bright para encobrir Earps e empatar a partida.

Minutos depois, as inglesas mostraram concentração e recuperaram a vantagem: Bright lançou na direção de Hemp, que aproveitou dois furos de Carpenter e tirou de Arnold. Mentalmente mais forte, a equipe de Sarina Wiegman soube resistir à pressão das Matildas, viu Sam Kerr perder duas oportunidades claras e matou o jogo no final. Aos 42, Lauren Hemp acelerou em contra-ataque e achou Alessia Russo livre. A ótima centroavante invadiu a área e bateu no canto de Mackenzie Arnold para garantir as Leoas na final.

Como ficou a situação das equipes?

A Austrália fez a melhor campanha de sua história no Mundial, mas disputará apenas o terceiro lugar no sábado (19) contra a Suécia. A Inglaterra, por outro lado, faz sua primeira decisão em três décadas de competição e enfrentará a Espanha, em duelo de duas grandes escolas do futebol feminino.

+ Com final eletrizante, Espanha bate Suécia e se classifica para a final da Copa do Mundo Feminina

FICHA TÉCNICA
Austrália 1x3 Inglaterra

Data e horário: quarta-feira, 16 de agosto de 2023, às 7h (de Brasília)
Local: Accor Stadium, em Sydney (AUS)
Arbitragem: Tori Penso (árbitra); Brooke Mayo e Mijensa Rensch (auxiliares); Tess Olofsson (quarta árbitra); Massimiliano Irrati e Carol Anne Chenard (VAR)
Público: 75.784 presentes

Cartões amarelos: Alex Greenwood e Chloe Kelly (ING)
Gols: Sam Kerr, aos 63' (AUS) / Ella Toone, aos 36'; Lauren Hemp, aos 71'; e Alessia Russo, aos 87' (ING)

AUSTRÁLIA (Treinador: Tony Gustavsson)
Mackenzie Arnold; Ellie Carpenter, Clare Hunt, Clare Polkinghorne (Emily van Egmond) e Steph Catley; Hayley Raso (Cortnee Vine), Katrina Gorry (Alex Chidiac), Kyra Cooney-Cross e Caitlin Foord; Sam Kerr e Mary Fowler

INGLATERRA (Treinador: Sarina Wiegman)
Mary Earps; Jess Carter, Millie Bright e Alex Greenwood; Lucy Bronze, Keira Walsh, Georgia Stanway, Rachel Daly e Ella Toone (Niamh Charles); Alessia Russo (Chloe Kelly) e Lauren Hemp