Copa do Brasil

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Grêmio aproveita expulsão, busca empate e elimina o Palmeiras

Reservas do Verdão abriram o placar no início do segundo tempo, com Thiago Martins, mas perderam o rumo após a expulsão de Allione. Everton fez o gol da vaga

(Foto: Marcello Zambrana/AGIF)
Escrito por

o Grêmio eliminou o atual campeão da Copa do Brasil e avançou à semifinal. O time quase todo reserva do Palmeiras abriu o placar com Thiago Martins e deu a impressão de que conseguiria manter vivo o sonho de faturar dois títulos nacionais no mesmo ano, mas acabou prejudicado pela expulsão infantil de Allione e levou o empate. Everton foi o herói do 1 a 1 com cara de vitória para os gaúchos. Os palmeirenses saíram de campo aplaudidos pela torcida.

O Tricolor chegou ao Allianz Parque com o regulamento embaixo do braço. O time de Renato Gaúcho, que venceu a partida de ida por 2 a 1, deixou claro desde o início que empatar não seria má ideia. Se fosse possível encaixar um contra-ataque, melhor ainda. A chance veio aos 24 minutos do primeiro tempo, mas Pedro Rocha não aproveitou o passe brilhante de Douglas e atirou para fora.

Exceto por este lance, a etapa inicial foi toda do Palmeiras. Apesar da escalação alternativa, o time procurou o caminho do gol trocando passes e amassando o adversário pelos dois lados. Só faltou transpor o paredão tricolor. Dois bons chutes de Allione pararam nas pernas de Marcelo Oliveira. Barrios foi além, mas seu cabeceio carimbou o travessão.


Se não dá pelo chão, que seja pelo alto. Thiago Martins foi para o ataque aos cinco minutos do segundo tempo e provou que essa máxima não vale apenas quando Mina e Vitor Hugo estão em campo. O zagueiro aproveitou um desvio de Thiago Santos após escanteio batido por Cleiton Xavier, cabeceou para a rede e mudou a vantagem de lado.

Mas a euforia acabou aos 19 minutos, quando Allione recebeu o vermelho de forma direta após um carrinho violento. O Tricolor também teve um expulso: Renato Gaúcho foi obrigado a assistir ao gol de empate do vestiário, mas teve participação importante nele. Everton, que acertou o canto direito de Jailson aos 30 da etapa complementar, entrara 15 minutos antes e já havia sofrido a falta que causou a expulsão de Allione.

O Grêmio, que precisou trocar de goleiro (Bruno Grassi, machucado, deu lugar a Léo), conseguiu segurar a pressão desesperada do rival, que deixou o gramado aplaudido e agora poderá focar só no título brasileiro.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 1 GRÊMIO
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data-Hora: 19/10/2016 - 21h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Público/renda: 29.991 pagantes/R$ 1.697.841,00
Cartões amarelos: Edu Dracena (PAL), Pedro Geromel, Everton, Edílson e Douglas (GRE)
Cartões vermelhos: Allione (PAL) (19'/2ºT)
Gols: Thiago Martins (5'/2ºT) (1-0) e Everton (30'/2ºT) (1-1)

PALMEIRAS: Jailson; Fabiano (Jean, aos 19'/2ºT), Edu Dracena, Thiago Martins e Egídio; Thiago Santos, Gabriel e Cleiton Xavier (Erik, aos 21'/2ºT); Allione, Gabriel Jesus e Lucas Barrios (Zé Roberto, aos 24'/2ºT). Técnico: Cuca.

GRÊMIO: Bruno Grassi (Léo, aos 21'/2ºT); Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro (Miller Bolaños, aos 27'/2ºT) e Douglas; Pedro Rocha (Everton, aos 15'/2ºT) e Luan. Técnico: Renato Gaúcho.