Copa do Brasil

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Clássico das multidões: os mata-matas entre Corinthians e Flamengo

Partida de ida acontece na próxima quarta-feira, no Maracanã; são cinco decisões e o Rubro Negro tem a vantagem: foram três classificações do Fla, contra duas do Timão

Montagem: Lance!
Escrito por

Corinthians e Flamengo venceram Chapecoense e Grêmio, respectivamente, e vão brigar por uma vaga na final da Copa do Brasil. A partida de ida acontece na próxima quarta-feira, no Rio de Janeiro, enquanto o segundo jogo será realizado no dia 26 de setembro. Será a sexta decisão entre as equipes e a vantagem é Rubro Negra, que se saiu melhor em três dessas ocasiões, contra duas do Timão.

Conforme determinado por sorteio da CBF, o primeiro jogo acontecerá no Maracanã e a volta na Arena Corinthians. Sendo assim, segue a tradição de todos os mata-matas disputados entre os dois clubes começarem no Rio de Janeiro e serem decididos em São Paulo.

O retrospecto serve de alerta para a equipe de Jair Ventura, que em todas as decisões, com exceção da final da Supercopa em 1991 (jogo único), deixou o Maracanã derrotado na partida de ida. Mas, o Corinthians conseguiu somar três pontos nas cinco partidas realizadas em São Paulo. São 27 anos que o Timão não elimina o Flamengo em mata-mata.

Zico decidindo, Gol olímpico de Neto, triunfo corintiano sobre o Rubro Negro Marcelinho, show de Romário e partida marcante na Libertadores. O LANCE! relembra todos os duelos mata-matas entre Corinthians e Flamengo na história. Confira abaixo o detalhe dos jogos:

Quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1984 (Corinthians)
Era a primeiro decisão em mata-matas envolvendo as duas equipes mais populares do país. No Maracanã, o Rubro-Negro abriu uma ótima vantagem ao vencer o Timão por 2 a 0, com gols de Bebeto e Élder. O time liderado por Sócrates e Casagrande precisava de uma vitória por pelo menos três gols de diferença no jogo de volta para avançar às semifinais da competição.

No Morumbi, o Corinthians contou com o apoio de 115.002 mil torcedores para derrotar os cariocas por 4 a 1 e garantir uma vaga na próxima fase do Brasileirão. A virada começou aos 32 minutos, com Biro-Biro abrindo o placar. Cinco minutos depois, Wladimir ampliou para o Timão. No segundo tempo só um time jogou e os anfitriões marcaram mais duas vezes, com Édson e Ataliba. O volante Paulinho fez contra o único gol do Flamengo na partida. O placar agregado foi de 4 a 2 para o Corinthians, que conquistou a classificação.

Corinthians: Carlos; Édson, Mauro, Juninho e Wladimir; Paulinho, Sócrates e Zenon; Biro-Biro, Casagrande e Eduardo. Téc: Jorge Vieira.

Flamengo: Fillol; Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Bigu, Élder (João Paulo) e Lico; Adílio, Edmar e Bebeto. Téc: Cláudio Garcia.

Corinthians venceu o Flamengo por 4 a 1 no Morumbi e garantiu a classificação (Foto: Divulgação)


Quartas de final da Copa do Brasil de 1989 (Flamengo)
Cinco anos depois, as equipes voltaram a medir forças em um mata-mata na primeira edição da Copa do Brasil. O Flamengo, de Zico, saiu na frente e novamente venceu a partida de ida por 2 a 0. Nando e o camisa 10 da Gávea marcaram para o Rubro Negro.

No Pacaembu, o Corinthians abriu o placar com um gol olímpico de Neto. Mas, a alegria corintiana não durou muito tempo e o Fla empatou ainda no primeiro tempo, com Zico. Na etapa final, os gols de Giba, Eduardo e Neto estavam garantindo o Alvinegro na próxima fase da Copa, mas faltando apenas dois minutos, o experiente Júnior fez o segundo gol do time carioca, que acabou se classificando. Placar agregado empatado em 4 a 4, mas o gol fora marcado pelo Flamengo garantiu vaga na semifinal.

Corinthians: Ronaldo; Marcelo Djian, Pinella e Ailton; Rizza, Márcio Bittencourt, Neto, Wilson Mano e Eduardo; Fabinho e Viole. Técnico: Palhinha.

Flamengo: Cantarelli, Leandro, Rogério Lourenço, Gonçalves e Júnior; Leonardo, Zico, Zinho e Aítlon Ferraz; Alcindo e Nando. Técnico: Telê Santana.


Final da Supercopa do Brasil de 1991 (Corinthians)
O Corinthians, campeão brasileiro de 1990, e o Flamengo, campeão da Copa do Brasil do mesmo ano, disputaram a segunda e última edição da Supercopa do Brasil. O regulamento decretava que o vencedor do Campeonato Brasileiro teria vantagem no mando de campo. Sendo assim, em jogo único, com apenas 2.706 pagantes no Morumbi, o Timão venceu por 1 a 0 e ficou com o título. Neto fez o único gol do jogo.

Corinthians: Ronaldo, Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir; Marcio, Tupãzinho e Neto; Fabinho, Paulo Sérgio e Mauro. Técnico: Nelsinho Baptista.

Flamengo: Zé Carlos, Ailton, Adilson, Rogério, Piá, Júnior, Uidemar, Marcelinho, Zinho, Alcindo e Nélio. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Corinthians derrotou o Flamengo de Marcelinho Carioca na final da Supercopa do Brasil de 1991 (Foto: Reprodução da Internet)


Quartas de final do Torneio Rio-São Paulo de 1997 (Flamengo)
O Flamengo se deu melhor no Torneio Rio-São Paulo de 1997. No Maracanã, Romário marcou duas vezes e Sávio fechou o placar. A equipe comandada por Júnior entraria em campo no jogo de volta podendo perder por até dois gols de diferença. E foi o que aconteceu. Com gols de Túlio e Mirandinha, o Corinthians derrotou o Rubro Negro por 2 a 0 no Morumbi, mas não foi o suficiente. O placar agregado ficou 3 a 2 para o Fla.

Corinthians: Ronaldo, Rodrigo, Célio Silva, Sangaletti e Silvinho; Romeu. Fábio Augusto, Marcelinho Carioca e Souza; Fernando Diniz e Túlio. Técnico: Nelsinho Batista.

Flamengo: Zé Carlos, Fábio Baiano, Júnior Baiano. Fabiano e Gilberto; Bruno Quadros, Moacir. Marcelo Ribeiro e Lúcio; Romário e Sávio. Técnico: Júnior.


Oitavas de final da Libertadores de 2010 (Flamengo)
Em 2010 foi a última vez que os times se enfrentaram em uma decisão e novamente o Flamengo foi superior e eliminou o Corinthians. Naquele ano, o Timão havia feito a melhor campanha da fase de grupos e o Fla a pior entre os classificados. No jogo de ida, em um chuvoso Maracanã, Adriano fez de pênalti o único gol da partida.

Já no Pacaembu, a equipe de Ronaldo chegou a buscar o placar necessário para avançar às quartas de final. David Braz, contra, e o Fenômeno marcaram para o Alvinegro. Mas, Vagner Love fez o gol que garantiu a classificação Rubro Negra. O placar agregado ficou empatado em 2 a 2 e o gol marcado fora garantiu os cariocas na próxima fase da competição.

Corinthians: Felipe; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf e Elias; Dentinho, Danilo e Jorge Henrique; Ronaldo. Técnico: Mano Menezes.

Flamengo: Bruno; Léo Moura, David Braz, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians e Rômulo; Vinicius Pacheco, Vagner Love e Adriano. Técnico: Rogério Lourenço.

Ronaldo marcou um gol, mas não evitou a eliminação corintiana (Foto: Tom Dib/Lancepress!)