Copa América

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Uruguai estreia e quer manter escrita de maior campeão da Copa América

Seleção Celeste tem 15 títulos da competição e começa caminhada contra o Equador, que ainda não obtém nenhuma taça. Duelo começa, às 19h no Mineirão, em Belo Horizonte

Uruguai e Equador estreiam, às 19h, pelo Grupo C neste domingo no Mineirão (Foto: Lance!)
Escrito por

A Seleção do Uruguai é a maior vencedora da história da Copa América. Neste domingo, pelo Grupo C, a equipe Celeste estreia contra o Equador, às 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte, e quer defender os 15 títulos conquistados no torneio. Os equatorianos, por sua vez, ainda não tiveram o 'sabor' de levantar a taça, mas chegam com discurso confiante. O LANCE! acompanha em Tempo Real ao confronto. 

O último título do Uruguai aconteceu em 2011. Na ocasião, o torneio foi realizado na Argentina, e o time Celeste venceu o Paraguai por 3 a 0, com dois gols de Diego Forlán e um de Luis Suárez, no Estádio Monumental de Nuñes, em Buenos Aires. Antes de chegar à final, a equipe passou pelos anfitriões na disputa por pênaltis e na sequência bateu o Peru por 2 a 0, em La Plata. 

A Argentina tem o segundo maior número de títulos da competição, com 14 conquistados. Se levantar o caneco, empata com a Celeste. O último triunfo aconteceu, em 1993, mas ficou com o vice-campeonato, em 2015 e 2016, quando perdeu para o Chile nos pênaltis, nas duas oportunidades. E na terceira posição, o Brasil aparece com oito, sendo a última em 2007. 

O time comandado pelo técnico Óscar Tabarez treinou neste sábado na Cidade do Galo (Centro de Treinamento do Atlético-MG) e já está definida para o confronto. A equipe titular deve ser formada por: Muslera, Cáceres, Gimenez, Godin e Laxalt; Bentancur, Nandez, Vecino e Lodeiro; Suarez e Cavani.

Treino do Uruguai deste sábado (Foto: Reprodução/Uruguai)

Um dos favoritos ao título da Copa América, o Uruguai realizou a maior parte da sua preparação em Montevidéo, antes de chegar a Belo Horizonte na quinta-feira passada. Em em solo uruguaio, a equipe fez um amistoso e venceu por 3 a 0 o Panamá.

Do outro lado, o Equador, que nunca saboreou um título na competição busca surpreender. A equipe comandada por Hernan Darío Gomez é a pior ranqueada do grupo C. Na busca pelo título inédito, os equatorianos ocupam a 60ª posição do ranking da Fifa. O Uruguai, primeiro rival na disputa, é o 6º. O Chile, segundo adversário dos equatorianos, está em 16º, enquanto o Japão é o 28º colocado.

Além disso, a Seleção equatoriana tem a maioria dos jogadores atuando na liga nacional e no México. O mais valorizado é o lateral-esquerdo Cristian Ramírez, que é reserva no Krasnodar, da Rússia, e vale 7,5 milhões de euros. O provável time para a estreia terá: Dominguez; Quintero (Velasco), Achiller, Arboleda e Beder Caicedo; Gruezo, Orejuela, Mendez, Antonio Valência e Preciado; Enner Valência.

Uruguai e Equador estão no Grupo C da Copa América, ao lado de Chile e Japão. Depois do Equador, dia 20, a Celeste pega os japoneses em Porto Alegre e encerra sua participação na primeira fase contra os chilenos, no dia 24, no Maracanã. Os equatorianos encaram o Chile na segunda rodada e o Japão para fechar a participação.