Copa América

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sem sustos e com golaço, Colômbia vence os EUA na abertura da Copa América

Com gols de Zapata e James, Colômbia constrói triunfo contra os anfitriões na etapa inicial

Colômbia teve atuação muito segura no primeiro tempo (Foto: Josh Edelson/AFP)
Escrito por

Começou a Copa América Centenário! Abrindo a competição, os anfitriões Estados Unidos receberam a Colômbia em Santa Clara, na Califórnia, em partida válida pelo grupo A. Mas os donos da casa não conseguiram desempenhar um bom papel diante de seu torcedor. Com muita transpiração e pouca inspiração, a equipe de Klinsmann saiu derrotada por 2 a 0 para os comandados de Pékerman, mais organizados, efetivos e melhores tecnicamente. Zapata, com menos de dez minutos iniciou a vitória com um golaço. Ainda no primeiro tempo, James Rodríguez ampliou de pênalti e fechou a conta.

Com o resultado, a Colômbia começa o torneio com o pé direito e já constrói dois gols de saldo. Às 18h deste sábado, Costa Rica e Paraguai fazem o outro jogo da chave, em Orlando, na Flórida. Na próxima terça, os EUA enfrentam a Costa Rica, enquanto a Colômbia pega o Paraguai no mesmo dia.

O JOGO

Ainda que com poucas voltas no ponteiro, o cenário da partida já apontava a Colômbia melhor em campo, puxando a marcação dos Estados Unidos e se impondo na capacidade técnica e na velocidade. Mas nada comparado ao primeiro gol do torneio. E nada melhor que começar com uma pintura. Na jogada ensaiada de escanteio, Cristian Zapata se movimentou bem para receber o cruzamento de Cardona e soltar um chutaço de primeira, pegando na veia e fazendo um golaço. 1 a 0 com direito a dancinha e tudo.


Em desvantagem, os Estados Unidos adiantaram suas linhas e tentaram chegar mais à frente na troca de passes. Porém, sempre previsível demais, os anfitriões tinham dificuldades para criar na intermediária central e se limitavam a fazer a bola girar ou buscar atacar pelos lados. A melhor chance saiu dos pés de Dempsey, que finalizou à direita da trave. Sem correr riscos reais, a Colômbia adotou um comportamento de esperar a ofensiva adversária para retomar a bola e sair em velocidade. Por mais de uma vez, voltou a ameaçar a meta de Guzan, principalmente quando a bola passava pelo trio Cardona, James e Cuadrado.

Ainda antes do intervalo, sem fazer muito esforço, o time sul-americano ampliou a vantagem com James Rodríguez, de pênalti. Yedlin cortou o cruzamento de Díaz com o braço e o camisa 10 colombiano não desperdiçou a cobrança. 2 a 0 e mais dancinha na comemoração.

'OLÉ'

Por quase dois minutos, a Colômbia ficou trocando passes no início do segundo tempo. A resposta das arquibancadas veio com os gritos de olé, ainda antes dos dez minutos. Inicialmente, os Estados Unidos reagiram mal, descontaram o nervosismo nas faltas e ficaram de cabeça quente. Mas a provocação também serviu para acordar os anfitriões, que quase diminuíram em duas oportunidades. A cabeçada de Dempsey só não morreu nas redes porque Pérez salvou em cima da linha. Em seguida, o atacante voltou a incomodar e viu o goleiro Ospina interceder sua cobrança de falta que estava endereçada ao ângulo esquerdo da meta.

Com dores no ombro esquerdo, James deixou o campo de jogo para a entrada de Celis. Mesmo sem um de seus pilares, a seleção sul-americana voltou a ameaçar com Bacca, que carimbou o travessão. Os últimos 15 minutos de jogo ainda reservaram bons lances para os dois lados, mas a rede não foi mais balançada. 2 a 0 placar final.

ESTADOS UNIDOS 0x2 COLÔMBIA

Motivo:
1ª rodada, Grupo A da Copa América
Data/Hora: 03/06/2016, às 22h30 (de Brasília)
Local: Levi's Stadium, em Santa Clara, na Califórnia (EUA)
Árbitro: Roberto García (México)

GOLS: Zapata, 7'1ºT (0-1); James Rodríguez, 41'1ºT (0-2)
Cartão amarelo: Bedoya (EUA)
Cartão vermelho: Nenhum

Estados Unidos: Guzan, Yedlin, Cameron, Brooks e Fabian Johnson; Bradley, Jones (Nagbe - 20'2ºT) e Bedoya (Zusi - 40'2ºT); Wood (Pulisic - 20'2ºT), Dempsey e Zardes. Técnico: Jürgen Klinsmann.

Colômbia: Ospina; Arias, Murillo, Zapata e Díaz; Torres, Pérez (Carlos Sánchez - 40'2ºT); Cuadrado, Cardona e James Rodríguez (Celis - 27'2ºT); Bacca (Dayro Moreno - 42'2ºT). Técnico: José Pékerman.