Copa América

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Paraguai e Qatar estreiam na Copa América de olho no Mundial de 2022

Seleções entram no torneio fora da lista de favoritos ao título, mas encaram a Copa com seriedade visando a Copa do Mundo, a qual será disputada no Qatar em 2022

Eduardo Berizzo, do Paraguai, e Félix Sánchez, do Qatar: seleções duelam neste domingo, no Maracanã (Foto: AFP)
Escrito por

No Maracanã, Paraguai e Qatar estreiam neste domingo, às 16h, na Copa América. As duas seleções não chegam à competição entre aa favoritas ao título, o que não diminui a importância do torneio para os trabalhos de Eduardo Berizzo e Félix Sánchez, respectivamente. Os treinadores - e os atletas - já pensam na Mundial de 2022 e encaram a Copa como um grande teste.

Berizzo, 49 anos, assumiu o comando da Albirroja em fevereiro e dirigiu o time em quatro amistosos até agora, com uma vitória, um empate e duas derrotas. O técnico ainda está buscando formar um grupo visando as Eliminatórias.

- É a primeira competição juntos. Estamos nos conhecendo, é um processo novo. Temos que consolidar um grupo. Nosso principal objetivo é ganhar partidas e também chegar à Copa do Mundo. Não há melhor cenário para começar isso do que essa Copa América - afirmou Berizzo, técnico do Paraguai.

No Grupo B da Copa América, Paraguai e Qatar ainda enfrentam Argentina e Colômbia

O treinador, nascido em Cruz Alta, na Argentina, tem a missão de levar o Paraguai de volta a uma Copa do Mundo. A última vez foi em 2010.

Este é o primeiro trabalho de Eduardo Berizzo à frente de uma seleção, e o treinador, com passagens por Estudiantes, da Argentina, O'Higgins, do Chile, e Celta de Vigo e Athletic Bilbao, da Espanha, comentou a experiência.

- A diferença principal de treinar a seleção é sentir a essência do jogador representar o país. Isso lida com o sentimento. Escrever o nome na história do país, essa foi a principal razão de me aventurar em dirigir o Paraguai. Os jogadores têm demonstrado tudo isso nesse tempo que estamos trabalhando.

Uma das seleções convidadas para a Copa América, o Qatar, por sua vez, será sede do Mundial em 2022 e, por isso, já tem participação garantida. O trabalho de Félix Sánchez, portanto, é dar experiência internacional e preparar a equipe para fazer uma boa campanha em casa. O treinador está no comando da seleção desde 2017 e, em maio, teve o contrato estendido até o final de 2022.

- É um desafio, uma competição que nunca jogamos e poderemos ver o nosso nível e se podemos competir em um nível tão alto. São equipes muito fortes, temos a confiança que o time está crescendo e comprometido com o projeto de chegar à Copa do Mundo em bom nível e em fazer um bom papel na Copa América - afirmou Félix Sánchez, treinador espanhol de 49 anos.

Em 2019, o Qatar alcançou bons resultados, conquistando a Copa da Ásia com 100% de aproveitamento. Foram sete vitórias na campanha, que terminou com o triunfo por 3 a 1 sobre o Japão. O time de Félix Sánchez marcou 19 gols. No Brasil há algumas semanas, o Qatar perdeu para a Seleção Brasileira por 2 a 0 e, em jogo-treino, derrotou o Madureira, clube do Rio de Janeiro, por 2 a 1.

Confira mais informações da partida entre Paraguai e Peru:

Estádio:
Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data-hora: 16 de junho de 2019, às 16h
Árbitro: Diego Haro (PER)
Assistentes: Jonny Bossio (PER) e Victor Raez (PER)
Árbitro de vídeo: Rapahel Claus (BRA)

PARAGUAI: Gatito Fernández; Escobar, Balbuena, Valdez e Alonso; Matías Rojas, Rodrigo Rojas e Miguel Almirón; Derlis González, Óscar Cardozo e Dominguez - T: Eduardo Berizzo

QATAR: Al Sheeb; Ró-Ró, Khoukhi, Al-Rawi e Salman; Hasan, Madebo, Hamid e Hasan; Afif e Ali - T: Félix Sánchez