Copa América

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Estados Unidos vencem Equador e estão nas semifinais da Copa América

Com Dempsey inspirado, seleção norte-americana fez 2 a 1 nos equatorianos e passaram de fase na competição. Donos da casa esperam agora o vencedor de Argentina e Venezuela

Comandados por Dempsey, Estados Unidos vencem o Equador nas quartas da Copa América (Otto Greule Jr/Getty Images North America/AFP)
Escrito por

Os Estados Unidos garantiram vaga nas semifinais da Copa América na noite desta quinta-feira, após vencerem o Equador por 2 a 1, em um duelo quente do início ao fim. Jogando para um pouco mais de 47 mil pessoas no CenturyLink Field, em Seattle (EUA), os donos da casa contaram com gols de Dempsey e Zardes para avançarem. Arroyo fez para os equatorianos. 

Os anfitriões do torneio esperam agora o vencedor do confronto entre Argentina e Venezuela para conhecer o adversário da próxima fase. Partida acontece na próxima terça-feira, às 22h, em Houston.

O JOGO

Empurrado pelo torcedor, a seleção norte-americana começou pressionando e quase marcou com Zardes, no primeiro chute da partida. No lance seguinte, os equatorianos responderam com Jefferson Montero em boa jogada individual, mas a bola foi subiu demais. Jogo era lá e cá, Wood foi mais rápido que Erazo e quase abriu o placar para os anfitriões. 

Após tanto insistir o gol dos americanos veio com o artilheiro Dempsey. Jones cruzou na medida para o atacante, que cabeceou forte e sem chances para o goleiro adversário. Antes do intervalo, cada seleção teve uma boa chegada. Primeiro os donos da casa quase marcaram com Bedoya, e em seguida, os equatorianos viram Arroyo parar nas mãos de Guzan.

O segundo tempo começou quente, com um expulso para cada lado. Após forte falta em Bedoya, Antonio Valencia recebeu o segundo amarelo e em seguida Jones se envolveu na confusão e foi expulso direto. Dempsey levava perigo ao gol equatoriano, mas faltava caprichar na hora de definir as jogadas. Aos 19, o camisa 8 bateu cruzado e Zardes só empurrou para o fundo do gol.

Os equatorianos foram para a pressão e aos 28 conseguiram diminuir com Arroyo. Ayoví cobrou falta para a entrada da área e o camisa 11 bateu firme para estufar as redes de Guzan. Dois minutos depois Enner Valencia perdeu um gol inacreditável, desperdiçando a chance do empate.  

Reta final de jogo era de total posse de bola para o Equador, enquanto os donos da casa apenas se defendiam. Já no fim, Brooks quase fez contra, mas a bola saiu raspando, assustando todo mundo. Com o resultado favorável, os norte-americanos conseguiram suportar a pressão equatoriana para ficar com a vaga nas semifinais. 

FICHA TÉCNICA

COPA AMÉRICA CENTENÁRIO

ESTADOS UNIDOS 2 x 1 EQUADOR

Data-Hora: 16/06/16 - 22h30 (de Brasília)
Estádio: CenturyLink Field, em Seattle (EUA)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Wilmar Navarro (COL)
Cartões amarelos: Wood, Brooks, Bedoya e Guzan (EUA); Antonio Valencia (2) e Paredes (EQU)
Cartão vermelho: Jones (EUA) e Antonio Valencia (EQU)
Gols: Dempsey, 21'/1ºT (1-0);  Zardes, 19'/2ºT (2-0); Arroyo, 28'/2ºT (2-1);

ESTADOS UNIDOS: Guzan; Besler, Cameron, Brooks e Fabian Johnson; Jermaine Jones, Bradley, Zardes (Birnbaum, 48'/2ºT) e Bedoya (Zusi, 35'/2ºT); Dempsey (Beckerman, 29'/2ºT) e Bobby Wood. TEC: Jürgen Klinsmann.

EQUADOR: Domínguez; Paredes (Jaime Ayoví, 36'/2ºT), Mina, Erazo e Walter Ayoví; Gruezo (Cristian Ramírez, 26'/2ºT), Noboa (Gaibor, 16'/2ºT), Antonio Valencia, Arroyo e Jefferson Montero; Enner Valencia. TEC: Gustavo Quinteros.