Chapecoense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Árbitro de vídeo será utilizado na final do Campeonato Catarinense

Chapecoense faz reunião para informar elenco e comissão técnica sobre o recurso. Diretor&nbsp;executivo do clube acredita que ferramenta contribui para duelo mais justo<br>

Final do Catarinense terá árbitro de vídeo (Foto: Divulgação)
Escrito por

A final do Campeonato Catarinense, marcada para este domingo, entre Chapecoense e Figueirense, terá o auxílio do árbitro de vídeo. A diretoria do Verdão do Oeste realizou uma reunião explicativa com seus atletas e com a comissão técnica para que todos entendessem o uso da ferramenta.

O árbitro Bráulio da Silva Machado vai apitar o jogo decisivo. Ele será auxiliado por Kleber Lúcio Gil e Helton Nunes. Já Rafael Traci e Carlos Berkenbrock serão os responsáveis por monitorar de fora dos gramados a partida. 

O jogo de domingo será o primeiro em Santa Catarina que terá a utilização do VAR (sigla em inglês de vídeo assistant referee ou árbitro assistente de vídeo). A Chapecoense espera que o recurso ajude na diminuição de erros de arbitragem.

- É uma ferramenta que traz lisura, transparência. É o que a Chapecoense faz. Se vem para promover justiça, não podemos ser contra. Fizemos uma ponderação, que é ter esse esclarecimento da equipe de como a ferramenta será utilizada. Não cabe a nós apertar o botão para tirar uma dúvida. A prerrogativa de uso da ferramenta é do árbitro. Nossa comissão tem que saber como reage, os atletas precisam saber como reagir a isso. O atleta, por exemplo, não pode ir lá e espiar o vídeo, pode gerar uma punição, mas para nós é tudo novo - afirmou o diretor executivo Rui Costa.

Os árbitros de vídeo ficarão em uma sala atrás de um dos gols, na Ala Sul da Arena Condá. Entre o banco de reservas das duas equipes estará a tela para ser consultada pelo árbitro central da partida.