Champions League

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Uefa aprova novo formato da Champions League para 2024

Competição não terá mais a tradicional fase de grupos e passará a ter 36 clubes na disputa, quatro a mais do que anteriormente<br>

Champions League terá novo formato em 2024 (Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / POOL / AFP)
Escrito por

A Uefa aprovou nesta terça-feira a mudança no formato da Champions League a partir de 2024/2025. A competição passará a ter de 32 para 36 clubes na disputa. Antes do mata-mata, cada equipe vai jogar oito jogos em uma espécie de liga.

> Borussia Dortmund anuncia contratação de substituto de Haaland

Na fase inicial da competição, cada clube jogará oito jogos, sendo quatro como mandante e quatro como visitante. Os oito melhores colocados irão diretamente para as oitavas de final da Champions League.

Os clubes que ficarem de nono a 24º lugar, vão disputar um playoffs para definir os oito restantes do mata-mata da competição. A partir daí, volta a ser como era anteriormente, com jogos como mandante e fora de casa nas eliminatórias e final em partida única.

Com o novo formato, em vez de utilizar o critério de ranking de federações ou o coeficiente de clubes, a Uefa decidiu utilizar a distribuição das quatro vagas restantes de outra maneira.

> Bayern de Munique tem interesse na contratação de Mané, do Liverpool

A primeira vaga vai para o terceiro colocado na liga da federação que esteja na quinta posição do ranking da Uefa - atualmente, seria o Campeonato Francês. A segunda, vai para um campeão nacional que venha da fase de playoffs, do ‘Caminho dos Campeões’.

As outras duas vagas restantes virão para as duas federações em que os clubes tenham a melhor média de pontos por jogos na edição anterior da Champions League.

O novo formato também vale para a Liga Europa e Conference League. As duas competições também contarão com a presença de 36 clubes.