Campeonato Paulista

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
São Paulo
escudo default
0
1
escudo default
Palmeiras

Plano de Abel funciona, Palmeiras vence São Paulo no Morumbi, continua invicto e quebra tabus

Verdão consegue superar rival pela primeira vez em sua casa pelo Estadual desde 1997

Escrito por

Tabus existem para serem quebrados, como diz o ditado. E na noite desta quinta-feira (10), após 25 anos, o Palmeiras voltou a vencer o São Paulo pelo Campeonato Paulista, no Morumbi. Foi um 1 a 0 para o Verdão, em gol marcado por Rony logo no início da partida, adiada da quarta rodada.

O resultado mantém a invencibilidade do Verdão na competição e praticamente lhe garante a  primeira colocação de seu grupo, o D, onde lidera com 23 pontos.

Por outro lado, Rogério Ceni conheceu sua primeira derrota em um clássico nesta sua segunda passagem pelo São Paulo, ainda liderando o Grupo C do Estadual com 17 pontos.

Na próxima rodada, o Palmeiras segue em sua sequência de clássicos. Encara domingo, às 18h30 (de Brasília), o Santos, no Allianz Parque. No mesmo dia, mas às 16h (de Brasília), o São Paulo enfrenta o Mirassol, fora de casa. 

O JOGO

Abel Ferreira mostrou logo de cara suas armas para encarar o rival. Em menos de dez minutos o Palmeiras fez jogada ensaiada em cobrança de falta, chutou uma bola na trave e fez um gol.

O primeiro desses lances veio aos 5. Após Rony ser derrubado por Arboleda na entrada da área, Wesley e Dudu fizeram a jogadinha e a bola sobrou para Raphael Veiga, que chutou bem e forte, mas para fora.

Pouco depois, aos 7, foi a vez de Wesley. A surpresa na escalação palmeirense acertou a trave de Volpi após pegar o rebote de um chute de Raphael Veiga que acabou atingindo o rosto de Diego Costa.

O São Paulo parecia perdido em campo, confuso taticamente. E o Verdão, claro, aproveitou. Aos 9, Marcos Rocha recebeu de Dudu na direita e cruzou na área treicolor. Rony se antecipou a Arboleda na entrada da área, pela direita, e cabeceou a bola na trave, mas ela bateu nas costas de Volpi e entrou.

Com 20 minutos de partida, as estatísticas já apontavam 72% de posse de bola para o Palmeiras. E foi hora de Abel colocar em prática um de seus conhecidos planos, colocar o time jogando em seu próprio campo de jogo e a responsabilidade de propor o jogo ao adversário.

De imediato, até gerou frutos. Aos 26, Arboleda cortou um cruzamento e a sobra ficou com Dudu. Ele carregou para a esquerda e encontrou Rony com um lindo toque de calcanhar. O atacante marcou, mas a arbitragem anulou marcando impedimento.

Depois, contudo, a pasmaceira reinou. O tempo ia passando e o Palmeiras, abidicou da posse de bola e de propor o jogo. Diante de um São Paulo inoperante, o jogo caiu em um ostracismo que fez a galera tricolor gritar em plenos pulmões o nome do Luciano no Morumbi.

De concreto, mesmo, o São Paulo assustou só aos 41. Após Diego Costa ser substituído por Reinaldo por contusão, Calleri recebeu na entrada área e finalizou, exigindo boa aparição de Weverton. Aos 47, Igor Gomes repetiu o feito e o goleiro alviverde repetiu a defesa.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2022 clicando aqui
> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Rony fez o gol da vitória do Palmeiras no clássico (Foto: Cesar Greco)

Tricolor cresce no segundo tempo, mas retranca verde é eficiente

Na volta do intervalo, o Tricolor começou a encontrar os espaços que precisava para furar o jogo reativo palmeirense. E isso gerou boas chances ao Tricolor.

Após Gabriel Sara aparecer bem no ataque com um chute de longe, o caminho foi mostrado ao Tricolor. Aos 18, Rodrigo Nestor mandou uma bomba no gol e Weverton fez a defesa. No rebote, no meio da área, Calleri chega cabeceando de peixinho, mas o goleiro palmeirense defendeu novamente.

Animou a torcida, mas foi pouco. Passivo, o time de Rogério Ceni se mostrou ineficaz para quebrar a retranca verde. Mesmo assim chances apareceram.

Aos 30, Marquinhos dominou a bola na entrada da área, puxou pelo meio e bateu colocado por cima do gol de Weverton. A bola chegou a raspar no travessão.

Pouco, muito pouco para um time que não conseguia propor o jogo diante de um rival retrancado. Para complicar ainda mais, Rafinha chutou Rony e acabou expulso, diminuindo ainda mais o ímpeto tricolor em buscar manter o tabu ante o rival.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 x 1 PALMEIRAS


Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)
Data/Horário: 10/03/2022 (quinta-feira), às 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa e Amanda Pinto Matias
VAR: Péricles Bassols Pegado Cortez
Cartões Amarelos: Arboleda e Luciano (São Paulo); Zé Rafael e Piquerez (Palmeiras)
Cartões Vermelhos: Rafinha

GOLS: Rony aos 9min do 1ºT (0-1)

SÃO PAULO
Volpi; Rafinha, Arboleda, Diego Costa (Reinaldo 40/1) e Léo; Pablo Maia, Nestor e Gabriel Sara (Patrick 19/2) e Igor Gomes (Marquinhos 14/2); Éder (Luciano 14/2) e Calleri
Técnico: Rogério Ceni

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Gomez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael (Jailson 24/2), e Raphael Veiga (Atuesta 31/2); Dudu (Gabriel Veron 24/2), Rony (Rafael Navarro 42/2) e Wesley (Breno Lopes 24/2)
Técnico: Abel Ferreira