Campeonato Paulista

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Corinthians 
escudo default
2
2
escudo default
Palmeiras

Com chuva em campo e de gols, Corinthians e Palmeiras empatam pelo Paulistão

Com o resultado, Verdão manteve invencibilidade no Paulista, e Corinthians segue sem perder em casa

Chuva prejudicou o gramado no início, mas não interferiu na partida (Foto: Divulgação/Ag. Paulistão)
Escrito por

Palmeiras segue invicto no Campeonato Paulista, e o Corinthians também manteve a sua invencibilidade, mas como mandante na competição estadual. Na chuvosa noite de quinta-feira (16), o Dérbi terminou empatado em 2 a 2, pela nona rodada do torneio de São Paulo.

O Timão saiu na frente, logo no início da partida, com Róger Guedes. O empate palmeirense saiu ainda na etapa inicial, com Rony. E o Verdão chegou a virar, com o Rústico marcando novamente. Na reta final da partida, Gil foi às redes para os mandantes, igualou o marcador e deu números finais à partida.

+ ATUAÇÕES: Gil se redime, e Corinthians conta com brilho de Róger Guedes e Giuliano em empate 
+ ATUAÇÕES: Weverton e Rony são os destaques do Palmeiras em empate no Dérbi pelo Paulistão


+ Federação atualiza as posições de times brasileiros em ranking mundial de clubes; veja aqui

Com o resultado, Palmeiras e Corinthians seguem na liderança dos seus grupos. Os palmeirenses voltarão a campo na próxima quarta-feira (22), contra o Red Bull Bragantino, no Allianz Parque. Já o Time do Povo jogará já neste domingo (19), recebendo o Mirassol, na Neo Química Arena.

+ O Paulistão está afunilando! Confira a tabela e simule os jogos que restam na primeira fase

MUITA CHUVA EM ITAQUERA

A região onde fica o estádio do Corinthians sofreu com forte chuva durante pelo menos duas horas antes do jogo. As pancadas aumentaram quando a bola rolou e fizeram com que poças de água atrapalhassem bastante o andamento da etapa inicial. Próximo ao fim do primeiro tempo, o tempo deu uma amenizada e a ótima drenagem da Neo Química Arena contribuiu para o jogo acontecer normalmente nos 45 minutos finais.

CORINTHIANS ENGOLE O PALMEIRAS NO INÍCIO

O Corinthians foi escalado com uma surpresa. Se a dúvida no meio-campo estava entre Fausto Vera e Du Queiroz, quem ficou com a vaga foi Giuliano. Assim, o Timão iniciou a partida engolindo o Palmeiras, justamente com o camisa 20, que arriscou de fora da área e levou perigo ao goleiro Weverton. Porém, o meio-campista também quase entregou o ouro quando furou uma oportunidade no campo de defesa, quando o Verdão tentava chegar em cobrança de lateral alçada à área.

No entanto, foi no minuto seguinte que o Timão saiu na frente, fazendo valer aquela lei que não falha: a do ex. Desde que chegou ao Corinthians, o único atleta que marcou gols pelo clube em clássicos contra o Verdão foi Róger Guedes. E a máxima se manteve. Piquerez vacilou na saída de bola, Yuri Alberto deu o bote, Renato Augusto achou Guedes sozinho pelo lado esquerdo, e o camisa 10 teve toda a tranquilidade do mundo para bater de três dedos e abrir o placar.

PROBLEMAS NO VAR

A comunicação entre a arbitragem de campo e a cabine do VAR, que fica instalada na sede da Federação Paulista de Futebol, ficou instável durante cerca de 15 minutos. Quando o acesso foi perdido, o árbitro Raphael Claus chamou os capitães das duas equipes e informou que somente as decisões de campo valeriam.

MURILO, MEU FILHO?

Atrás do placar, o Palmeiras foi para cima e levou perigo com duas finalizações de fora de área que foram defendidas pelo goleiro Cássio, uma com Raphael Veiga e a outra com Zé Rafael. Mas mesmo perdendo, o Timão era melhor. Se segurava e ainda criava chances para ampliar. Renato Augusto e Giuliano obrigaram o goleiro Weverton a trabalhar.

Mas a melhor chance do Corinthians marcar o segundo foi criada pelo zagueiro Murillo, do Verdão. O defensor tentou recuar de cabeça para Weverton, mas o goleiro palmeirense estava adiantado e precisou salvar o clube alviverde com um carrinho em cima da linha.

CHUVA, RAIO E RONY

Enquanto raios e trovões caíam nos arredores da Neo Química Arena, com o Corinthians melhor em campo, o Palmeiras conseguiu o empate com Rony. Dudu achou Raphael Veiga aberto pela esquerda, o camisa 23 fez o cruzamento para o meio da área, onde Rony passou pela dupla de zaga corintiana, formada por Bruno Méndez e Gil, tão rápido quanto os raios de Itaquera e cabeceou no canto esquerdo de Cássio. A bola tocou na trave e morreu no lado oposto.

No início do segundo tempo, o Rústico deixou a sua marca novamente. Raphael Veiga bateu escanteio pelo lado esquerdo, no primeiro pau, e o camisa 10, que mede 1,66m, subiu mais alto que o zagueiro Gil, do Timão, que tem 1,92m de altura. A bola foi cabeceada para baixo e tirou qualquer ação que o goleiro Cássio poderia ter.

PRECISAMOS FALAR SOBRE WEVERTON 

Se somarmos o primeiro e o segundo tempo, foram, pelo menos, quatro defesas providenciais. As principais delas aconteceram no segundo tempo, em finalizações de Renato Augusto e Róger Guedes. Na do meio-campista, a bola desviou e quase encobriu o goleiro palmeirense, que se recuperou e espalmou para a linha de fundo. Na sequência, uma bomba de Róger Guedes, de fora da área, teve o camisa 21 palmeirense indo buscar.

NEM SÃO WEVERTON SALVOU 

Porém, naquelas ironias que o futebol tem, a bola defendida por Weverton resultou em um escanteio. Giuliano cobrou à meia altura, a defesa do Palmeiras não afastou e a bola se ofereceu para Gil, que havia falhado no segundo gol palmeirense, bater no canto esquerdo do Verdão. E nessa, nem São Weverton, que vinha fazendo milagres, conseguiu segurar.

+ Veja as movimentações do mercado da bola no vaivém do LANCE!

CORINTHIANS 2 X 2 PALMEIRAS
CAMPEONATO PAULISTA - 9ª RODADA


Data e horário: 16 de fevereiro de 2023
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Rafael Tadeu Alves de Souza
Árbitro de vídeo: Marcio Henrique de Gois
Público e renda: 45.528 pessoas / R$ 2.582.382,00
Cartões amarelos: Róger Guedes (Corinthians); Gabriel Menino (Palmeiras)
Cartão vermelho: -

GOLS: 1-0 Róger Guedes (8'/1T); 1-1 Rony (42'/1T); 1-2 Rony (7'/2T); 2-2 Gil (33'/2T)

CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Roni (Fausto Vera, 24'/2T), Giuliano, Renato Augusto e Adson (Ángel Romer, intervalo); Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Fernando Lázaro. 

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murillo e Piquerez (Vanderlan, 40'/2T); Zé Rafael, Gabriel Menino (Jaílson, 21/2T) e Raphael Veiga (Atuesta, 33'/2T); Rony, Endrick (Breno Lopes, 21'/2T) e Dudu (Giovani, 40'/2T). Técnico: Abel Ferreira.