Bridgestone Libertadores

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Joguem por eles! Flamengo enfrenta o Grêmio para retribuir apoio da Nação

No Maracanã, o time de Jorge Jesus encerra sua participação nesta edição da Copa como mandante. Diante do Grêmio, está em jogo a vaga na final da Libertadores, em Santiago

Sinergia entre torcida e time é trunfo do Flamengo no Maracanã (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

Enfim, chegou o momento aguardado pela Nação há tantos anos. Às 21h30, a bola rola para Flamengo e Grêmio, no histórico gramado do Maracanã, por uma vaga na decisão da Libertadores, a ser disputada em 23 de novembro, em Santiago, no Chile. Assim, será a última vez que grande parte dos torcedores do Flamengo poderão assistir e apoiar o time de Jorge Jesus na Copa. Será pelos mais de 60 mil presentes no estádio - e pelos milhões ao redor do mundo - que os jogadores do Rubro-Negro entrarão em campo e buscarão a classificação.

Nesta edição da Copa, o Flamengo levou mais de 325 mil torcedores ao Maraca - o confronto com o Grêmio será o sexto como mandante. São quatro vitórias (LDU-EQU, San José-BOL, Emelec-EQU e Internacional) e uma derrota (Peñarol-URU), com 13 gols marcados e três sofridos. O retrospecto é positivo e aumenta a confiança na vaga - tanto por parte da Nação quanto por parte dos jogadores.

- Eles sabem que o Maracanã é nossa casa, eles sabem que gostamos de tomar a iniciativa no nosso campo e ter a torcida ao lado. Quando une isso tudo, não é impossível, mas é difícil vencer a gente. Os jogadores se sentem confiantes no Maracanã. É um jogo que pode acontecer de tudo - disse o goleiro Diego Alves.

A partida entre Flamengo e Grêmio terá transmissão em Tempo Real do site do LANCE! a partir das 18h. Com o empate em 1 a 1 na Arena, em Porto Alegre, a igualdade sem gols dará a classificação ao time de Jorge Jesus. Quem vencer, avançar e, em caso de empate a partir do 2 a 2 o Tricolor vai à grande final. A definição por pênaltis só acontecerá em caso de repetição do placar da ida.

Os resultados recentes, a evolução do time e o desempenho atingido sob o comando do técnico Jorge Jesus evidenciam que o Flamengo está preparado para disputar a decisão da Copa Libertadores pela segunda vez na história. A primeira foi em 1981, quando o Rubro-Negro, de Zico, conquistou a Taça em disputa com o Cobreloa, do Chile. Após dois empates, o desempate aconteceu em Montevidéu e, com dois gols do Galinho, o Flamengo sagrou-se campeão.

Foi ainda na década de 80 que o time da Gávea alcançou às semifinais da Copa Libertadores, que era disputada em outro formato: dois grupos de três eram formados e os melhores clubes de cada chave iam para final. O Flamengo caiu diante de Grêmio e Universidad de Los Andes, da Venezuela, em 1984, e contra os uruguaios do Peñarol e os argentinos do River Plate, dois anos antes, em 82.

O respeito à história do Grêmio - e ao que este time de Renato Gaúcho já fez - existe - e mostra o tamanho do desafio do Flamengo. Os gaúchos foram tricampeões da Libertadores em 2017 (já haviam vencido em 1983 e 1995), além de terem chegado às decisões em 1984 e 2007. Além disso, o Tricolor também alcançou a fase das semifinais da Copa em 1996, 2002, 2009 e 2018.