Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Visão da 18ª rodada: ‘Gigantes tentam enganar as suas torcidas’

Vasco assume que briga contra o rebaixamento, mas Fluminense e Cruzeiro não querem admitir que a situação no BR-19 é, sim, delicada. Na ponta, Flamengo vai de vento em popa, no entanto, Santos, Palmeiras e Corinthians estão no pé

Time rubro-negro segue envolvente, mas não pode vacilar para o Palmeiras, enquanto o Botafogo merece os parabéns pela vitória deste domingo. Já Fluminense e Cruzeiro estão, sim, com o sinal vermelho ligado e brigando contra o rebaixamento para a Segundona do Brasileirão (Fotos: Alexandre Vidal/Flamengo; Cesar Greco/Palmeiras; Vitor Silva/Botafogo; Lucas Merçon/Fluminense; Vinnicius Silva/Cruzeiro)
Escrito por

Falta uma rodada para acabar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro e 20 para terminar em geral a competição. Seguindo os matemáticos e até aqueles torcedores mais fanáticos que gostam de ficar com a calculadora na mão, eu aposto – posso até perder – que os sete primeiros colocados atuais não correm risco de rebaixamento.

Se a meta é atingir entre 45 e 47 pontos, Flamengo, Santos, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Internacional e Bahia podem ficar tranquilos. Estes estão na casa dos 30 pontos. Só mesmo muito desastre não os permitiria chegar aos tais pontos citados. Pelo G6, brigam ainda Atlético-MG, Athletico-PR, Botafogo e Grêmio. E só. A não ser que a caixinha de surpresa (ou a tal loteria) do futebol queira abrir no returno.

Depois disso, a briga é mesmo contra o rebaixamento. Por enquanto, dos gigantes do futebol brasileiro, somente o Vasco teve a coragem de admitir – e olha que está fora do Z4 – que o grande objetivo do time nesta edição do Brasileirão é evitar a queda para a Série B. Jogadores e o técnico Vanderlei Luxemburgo não estão enganando os torcedores e pedem apoio total para saírem desta situação. Isso ficou bem claro ao término da 18ª rodada.

O mesmo deviam fazer Cruzeiro e Fluminense, principalmente, o clube carioca, que cisma em discursar que a situação está sob controle. Peraí, né?! É muita hipocrisia. Está, sim, tudo descontrolado. O time não sai da zona há sei lá quantas rodadas e a vitória – mais por fraqueza do Fortaleza e os milagres de Muriel – no último sábado não pode mascarar a atual situação.

O Tricolor das Laranjeiras, sim, briga contra mais uma queda para a Série B. Se conseguir escapar, será um alívio e tanto, quase um "milagre". E, quem sabe, não consegue uma vaga na Copa Sul-Americana de 2020, assim como o Cruzeiro, que levou uma chinelada do Grêmio neste domingo.

Por fim, parabéns aos jogadores do Botafogo. Honraram a camisa e não deixaram a estrela apagar contra o Atlético-MG. Envolvido em uma crise financeira sem precedentes, o time foi para cima do Galo e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro (2 a 1).

Não entrei muito na questão da disputa pelo título, porque é chover no molhado. É só olhar a tabela e ver a diferença de pontos do Flamengo, Santos, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Internacional para os demais adversários – o Bahia entra aí como uma zebra extra. Por hoje, é só, mas que não deixa de ser uma “verdade verdadeira”. Simples asim!