Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Santos
escudo default
1
0
escudo default
Coritiba

Vanderlei pega pênalti de Alecsandro no fim, e Santos bate o Coxa

Goleiro fez diversas defesas difíceis na Vila Belmiro, a principal delas nos acréscimos, em pênalti cobrado por Alecsandro. David Braz fez o gol da vitória<br>

Marcello Zambrana/AGIF
Escrito por

Foi David Braz o autor do gol da vitória do Santos sobre o Coritiba, por 1 a 0, na Vila Belmiro, mas o grande nome da tarde foi Vanderlei. Não fosse pelo camisa 1, o próprio David Braz passaria de herói a vilão, já que cometeu pênalti nos acréscimos e viu o goleiro defender a batida do estreante Alecsandro.

Os três pontos não significam que o Santos tenha jogado bem. A atuação talvez tenha sido pior do que a da derrota por 3 a 2 para o Fluminense, na primeira rodada, no Maracanã. O time não teve Victor Ferraz, Renato e Vitor Bueno, poupados, e pouco contou com Lucas Lima, que sentiu lesão com menos de cinco minutos e teve de sair – a cena deve ter preocupado até Tite, que convocou o meia para os amistosos contra Argentina e Austrália, em junho.

Dos substitutos, quem mais se destacou foi Vladimir Hernández, herdeiro da vaga de Vitor Bueno. Foi dele o cruzamento que, após desvio de Bruno Henrique pelo alto, terminou com David Braz estufando as redes aos 7 minutos da etapa inicial.

Longuine, de volta ao futebol após a tragédia que o fez perder os pais, não entrou bem. O Santos não conseguiu pressionar o Coxa em nenhum momento, e falhou feio quando teve a chance de ampliar: aos 24, Hernández fez boa jogada e deu para Ricardo Oliveira uma daquelas bolas que ele adora, em velocidade e de frente para o gol. Wilson defendeu.


Enquanto isso, o Coritiba acumulava chances e via Vanderlei se consagrar. No primeiro tempo, o goleiro fez milagre diante de Kleber Gladiador e ainda executou outras duas boas defesas, uma delas em chute de William Matheus da entrada da área. O time de Pachequinho chegava fácil até a área rival.

O goleiro santista começou o segundo tempo com mais uma grande defesa, após ótima jogada de Galdezani, e terminou virando herói. Recém-chegado do Palmeiras, Alecsandro substituiu Henrique Almeida aos 20 minutos do segundo tempo e colaborou para o time pressionar o Santos, sobretudo nos minutos finais. Nem era uma pressão tão consistente, mas David Braz puxou a camisa do goleador e presenteou o adversário com um pênalti. Vanderlei foi maior que Alecgol, que tem pouquíssimos pênaltis perdidos na carreira, e voou para seu canto direito para salvar o Alvinegro Praiano.

O Peixe voltará a campo já na terça-feira, quando encerra sua participação na primeira fase da Copa Libertadores na própria Vila Belmiro, contra o Sporting Cristal. O time já assegurou vaga, mas tenta ser o primeiro do Grupo 2. 

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 0 CORITIBA

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data-Hora: 20/5/2017 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Wágner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
Público/renda: 5.921 Renda: R$ 175.450,00
Cartões amarelos: Thiago Maia, Leandro Donizete, Vladimir Hernández, Rafael Longuine Copete (SAN); Matheus Galdezani, Neto Berola, Jonas e Getterson (CFC)
Cartões vermelhos: Dorival Júnior (SAN)
Gols: David Braz 7' 1ºT (1-0)

SANTOS: Vanderlei; Matheus Ribeiro (Copete 22' 2ºT), Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca; Thiago Maia, Leandro Donizete e Lucas Lima (Rafael Longuine 8' 1ºT); Vladimir Hernández (Jean Mota 27' 2ºT), Bruno Henrique e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior

CORITIBA: Wilson, Dodô, Wallisson Maia (Marcio 26' 1ºT), Werley e William Matheus; Jonas, Matheus Galdezani, Tomas Bastos e Neto Berola (Getterson 16' 2ºT); Henrique Almeida (Alecsandro 20' 2ºT) e Kleber. Técnico: Pachequinho