Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Trio de favoritos terá de quebrar a ‘lei de Guardiola’ para levar o BR-17

Após oito rodadas, Corinthians lidera com 20 pontos e tem boa vantagem para Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG. História mostra que ficar longe do líder agora é mau negócio

(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Escrito por

"O título se ganha nas últimas oito rodadas e se perde nas oito primeiras". A receita para vencer um campeonato de pontos corridos em 38 jogos é de Pep Guardiola, contada pelo jornalista Martí Perarnau, no livro "Guardiola Confidencial". A história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos com 20 clubes mostra que a tese é verdadeira. A máxima distância de um campeão brasileiro para o líder em oito rodadas foi de seis pontos, duas vezes, em 2008 e 2009 (São Paulo e Flamengo, respectivamente, ambos em sétimo lugar).

Principais favoritos antes do torneio, Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG terão de quebrar a escrita se quiserem buscar a taça em 2017. Ainda mais em um ano em que o líder, Corinthians, atingiu uma das maiores pontuações da história do campeonato na oitava rodada: 20 pontos. São nove a mais do que o Fla, dez à frente do Verdão e 11 de vantagem para o Galo. O Santos, atual vice-campeão brasileiro, está sete atrás do Timão, que disputa a ponta com o Grêmio (19 pontos), adversário em Porto Alegre no próximo domingo.

Nenhuma vez os clubes da oitava colocação para baixo nesta etapa da competição reagiram a ponto de terminar a temporada com a taça de campeão brasileiro. A história mostra que se perde, sim, o Brasileirão com uma largada ruim. A oitava rodada terminou na última segunda-feira com o Tricolor gaúcho conquistando seu 19º ponto em oito jogos - jogou cinco vezes fora e apenas três em casa (veja nas imagens acima o que cada clube fez até agora).

Ser líder em oito jogos, no entanto, pouco significou na história do campeonato: Sport (2015), Botafogo (2013 e 2007), Atlético-MG (2012 e 2009), Corinthians (2010), Flamengo (2008) e Fluminense (2006) lideraram e não terminaram campeões. O Internacional, com 19 pontos em oito jogos no ano passado, acabou rebaixado. Mas o atual campeão Palmeiras era o vice-líder, com 16. Cruzeiro, em 2014, e Corinthians, em 2011, lideravam na oitava rodada.

O Brasileirão foi "acelerado" nas últimas semanas e terá mais duas rodadas antes do retorno da Copa do Brasil, na semana que vem. A Copa Libertadores terá jogos pelas oitavas de final a partir de 4 de julho. 

Em 2016, quem mais ameaçou o Palmeiras no fim estava no bloco de cima nesta etapa do campeonato. O Santos (vice) era o quarto, com 13 pontos, mesma pontuação do Flamengo (terceiro colocado), em sétimo. O Atlético-MG somava apenas sete pontos e estava afundado na zona do rebaixamento, em 18º lugar. O Galo arrancou de forma espetacular, acabou em quarto, mas a conta para título ficou distante por causa do péssimo início. Foi o primeiro dos que sonhavam com a taça a não ter mais condições de alcançar o Verdão.