Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seis times estão entre o céu e o inferno na reta final do Brasileiro

Vasco, com arrancada impressionante no returno, vê luz mais próxima, mas situação ainda é deliciada. Figueira desce a ladeira, enquanto Avaí, Goiás e Coritiba oscila. JEC está mais perto da Série B

Vasco venceu o Palmeiras e ganhou novo ânimo na luta contra o rebaixamento (Foto: Mauro Horita/LANCEPRESS!)
Escrito por

Não é apenas a briga por um lugar na Libertadores que irá agitar a reta final do Brasileirão-2015. Lá embaixo da tabela a coisa fiocou quente e muito mais embolada. Há algumas rodadas, o Vasco era o de maior risco, quase rebaixado e aparecendo com 98% de possibilidade de queda. O time chegou a ficar 13 pontos atrás do 16º, o primeiro que escapa. A reação veio no returno, mas foi momentaneamente brecada por causa da série de empates. Porém, no fim de semana passado o time cruz-maltino viveu uma rodada perfeita. Venceu fora de casa e todos os rivais que lutam diretamente com ele pela salvação tropeçaram.

Hoje, o time treinador por Jorginho ainda apresenta 84% de chance de rebaixamento, mas vê a luz no fim do túnel mais bem próxima. A ponto de, próxima rodada, dependendo dos resultados, poder aparecer fora da zona de degola, o que não acontece desde a terceira rodada. Quem anda se complicando é o Figueirense. Para quem tinha traço há algumas semanas, agora já aparece com 39%. E o quinteto do desespero - que também inclui Joinville, Goiás, Coritiba e Avaí - virou sexteto de vez.


Veja abaixo a relação dos jogos e uma pequena análise sobre a possibilidade de cada um, tendo por base o percentual de chances do site Infobola, do matemático Tristão Garcia.

Figueirense - 36 pontos - chance: 39%
18/11 - Ponte Preta (F)
22/11 - Chapecoense (C)
29/11 - São Paulo (F)
6/12 - Fluminense (C)

Embora seja o time melhor colocado no momento, a situação do Figueira é delicada. Não enfrenta adversário direto e todos os quatro rivais estão em momento melhor na competição. O que dá um alento é que o time, com duas vitórias em casa, conseguirá escapar.

Avaí - 35 pontos - chance: 54%
18/11 - Joinville (C)
22/11 - Fluminense (F)
29/11 - Ponte Preta (C)
6/12 - Corinthians(F)

Tem um jogo chave na próxima rodada, em casa diante do Joinville. Uma vitória praticamente rebaixará o rival, diminuindo a concorrência (e o número de vagas de degola). Já a derrota será fatal, pois os três últimos jogos são complicadíssimos e ele precisaria somar sete pontos.

Goiás - 34 pontos - chance: 60%
18/11 - Coritiba (C)
22/11 - Atlético-MG (F)
29/11 - Chapecoense (F)
6/12 - São Paulo (C)

Outro que faz jogo-chave na próxima rodada, contra o Coritiba. Praticamente vida ou morte. Um insucesso deixará o Esmeraldiono na dependência de fazer no mínimo sete pontos em nove possíveis sendo que seriam duas partidas fora de casa e na última rodada um jogo no Serra Dourada contra o São Paulo (que provavelmente terá maior torcida do que o dono da casa) que estará lutando por um lugar na Libertadores.

Coritiba - 34 pontos - chance: 69%
18/11 - Goiás (F)
22/11 - Santos (C)
29/11 - Palmeiras (F)
6/12 - Vasco (C)

Na matemática, a situação está negra. No restrospecto dos últimos jogos - seis derrotas e um empate - também. Mas pelos confrontos que restam, a torcida do Coxa mantém a esperança. Enfrentará fora de casa o Goiás e o Palmeiras, que perderam cinco seis dos últimos jogos e estão tão mal quanto ele. Pegará em casa o Santos (que venceu um jogo em 17 fora da Vila Belmiro) e o Vasco - na última rodada - em uma partida que deve valer a salvação. É só fazer o dever de casa que escapa. Bons resultados são possíveis

Vasco - 33 pontos - chance: 84%
19/11 - Corinthians (C)
22/11 - Joinville (F)
29/11 - Santos (C)
6/12 - Coritiba (F)

O Vasco pode sair da zona de rebaixamento na prõxima rodada. Mas é bastante difícil, pois precisa vencer o quase-campeão Corinthians e torcer por empate de Coritiba x Goiás e derrota do Avaí. É coincidência demais. Porém, o time só perdeu uma vez nos últimos 11 jogos e, depois do Timão, pega rivais contra os quais pode sonhar com bons resultados. O Santos em casa e dois rivais diretos, Joinville e Coritiba. Dificilmente o time chegará na última rodada a salvo, mas a tendência é a de que ele precise apenas de seus esforços para escapar. O foco mínimo: nove pontos (sendo vital que ele garanta ao menos quatro nos dois duelos contra Joinville e Coritiba)

Joinville - 31 pontos - chance: 94%
18/11 - Avaí (F)
22/11 - Vasco (C)
29/11 - Cruzeiro (F)
6/12 - Grêmio (C)

É quem está na pior situação, pois a salvação sem a combinação de resultados só se dá com quatro vitórias. Na próxima rodada faz um jogo fora de casa contra o Avaí no qual não pode nem sonhar em perder. Depois vem um confronto direto com o Vasco, que vive o seu melhor momento no Brasileiro. Termina pegando duas pedreiras. Para quem precisa vencer três dos quatro jogos, a situação não poderia estar mais complicada.