Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Santos joga para o gasto, vence o América-MG e garante o vice

Ricardo Oliveira marcou o único do Peixe, que pouco criou na Vila Belmiro. Empate do Flamengo garantiu retorno do Alvinegro à segunda colocação

(Foto: Ricardo Moreira)
Escrito por

O luto pela Chapecoense se sobressaiu. Santos e América-MG não demonstraram nenhum ânimo na última rodada, mesmo que o segundo lugar ainda fosse de interesse do Peixe. Para não dizer que não jogou, após muito rodear a área do Coelho, Copete achou Ricardo Oliveira, que de cabeça fez o único do jogo.

Com o gol marcado logo no começo do segundo tempo, o interesse do público presente na Vila Belmiro se voltou todo para a partida entre Atlético-PR e Flamengo, em Curitiba, já que o vice-campeonato dependia de um tropeço dos cariocas.


Apesar da falta de ânimo, não faltou paciência para o Santos tocar a bola. Renato e Lucas Lima trocaram passes perto da área e às vezes até acharam Zeca e Ferraz livres pelos lados, o difícil era achar espaço para acionar Ricardo Oliveira e Copete. Mesmo quando a defesa do América afastava, na maioria com Roger, o rebote era do Alvinegro, em peso no ataque e com a linha de quatro posicionada à frente do meio de campo.

A lentidão, confundida em alguns momentos com preguiça, desencadeou uma chuva de vaias ao fim do primeiro tempo, com o placar zerado e poucas chances criadas.

Já no segundo tempo, com o jogo praticamente decidido pelo placar mínimo e com David Braz e Yuri trocando mais passes do que Lucas Lima e Vitor Bueno, os mais de 7 mil santistas começaram a gritar por Elano como nunca em 2016. Até que aos 33 minutos da segunda etapa, Dorival Júnior atendeu aos pedidos e deu ao camisa 11 seus últimos minutos como atleta em campo.

Os aplausos que antes não eram merecidos pela atuação, foram direcionados a Elano, agora auxiliar.

Sem qualquer chance clara criada pelo América-MG e com o empate do Flamengo garantido na Arena da Baixada, restou ao santista o sorriso que externa algum alívio, certa decepção e alguma satisfação em retornar à Libertadores no ano que vem.

Na memória, o agradecimento a Deva, Cleber Santana e a todos que nunca serão esquecidos na Vila.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 0 AMÉRICA-MG

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data-Hora: 11 de dezembro de 2016 (domingo), às 17h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Maurício Coelho da Silva Pena
Cartões amarelos: Juninho (AME)
Público/Renda: 7.531 pagantes / R$ 209.660
Gol: Ricardo Oliveira, aos 3'/2T (1-0)

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Yuri, David Braz e Zeca; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima (Elano, aos 35'/2T); Vitor Bueno (Jean Mota, aos 31'/2T), Copete (Rafael Longuine, aos 40'/2T) e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.

AMÉRICA-MG: Glauco; Hélder, Roger, Messias e Diego; Juninho, Christian (Zé Ricardo, aos 40'/2T), Renato Bruno (Pilar, aos 46'/2T) e Xavier (Nixon, aos 35'/2T); Osman e Michael. Técnico: Enderson Moreira