Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Saldanhão: cinco clubes disputam taça do 2º turno; veja a situação!

Palmeiras, São Paulo, Chapecoense, Cruzeiro e Vasco têm chances de ficar com o título do returno do Brasileirão; confira o que cada um precisa na última rodada

São Paulo, Chapecoense, Cruzeiro, Vasco, Palmeiras
Escrito por

O campeão brasileiro já é conhecido desde o último dia 15, quando o Corinthians derrotou o Fluminense e assegurou o heptacampeonato. Porém, ainda há uma disputa por troféu e ela está encarniçada. Na rodada do próximo domingo, a última, com todas as partidas às 17h, cinco clubes disputam o troféu João Saldanha, oferecido pelo LANCE! desde 2004. Palmeiras (31), São Paulo  (30), Chapecoense (29), Cruzeiro (29) e Vasco (29) lutam para terminar o returno no topo. O maior vencedor do Saldanhão é o Tricolor paulista, que busca o penta. Dos concorrentes, apenas Chape e Vasco buscam o título inédito.

E se no ano passado o Verdão ficou com o troféu fazendo o melhor turno da história (44 pontos em 19 jogos), desta vez o vencedor terá a mais baixa pontuação - o recorde negativo pertence ao São Paulo de 2012 (25 pontos em 19 jogo). Confira o que cada um precisa para comemorar o Saldanhão no domingo: 

PALMEIRAS

Líder do segundo turno com 31 pontos, o Palmeiras enfrenta o Atlético-PR, na Arena da Baixada, e depende apenas de seus esforços para ser bicampeão do Saldanhão:
- Se vencer, é campeão
- Se empatar, precisa torcer para o São Paulo não vencer o Bahia, no Morumbi, e Chapecoense e Cruzeiro não triunfaram em seus jogos (contra Coritiba, em casa, e Botafogo, fora, respectivamente) e tirarem a diferença de saldo de gols, bastante favorável ao Verdão.
- Se perder, precisa torcer para que São Paulo, Chapecoense, Cruzeiro e Vasco não vençam suas partidas.

SÃO PAULO

Vice-líder do returno com 30 pontos - um a menos que o Palmeiras -, o São Paulo tem uma vitória a menos que o rival. Portanto, só ficará com o troféu se derrotar o Bahia, no Morumbi, e o Palmeiras não vencer o Atlético-PR, em Curitiba. Essa é a única combinação possível.

CHAPECOENSE

Pra conquistar de forma inédita o troféu João Saldanha, a terceira colocada Chapecoense precisa vencer o Coritiba em casa, torcer para o São Paulo não ganhar do Bahia, no Morumbi, e para o Palmeiras ser derrotado pelo Atlético-PR. Caso haja empate em Curitiba, a Chape precisará tirar diferença de cinco gols de saldo em relação ao Palmeiras (11 a 6). 

CRUZEIRO

Quarta colocada do returno com 29 pontos, a Raposa precisa de uma combinação grande de resultados para levar o Saldanhão. Além de derrotar o Botafogo no Rio de Janeiro, precisa torcer para que Palmeiras, São Paulo e Chape não vençam seus jogos. Se o Verdão empatar, terá que tirar a diferença do saldo de gols (12 a 3). 

VASCO

Quinto colocado do returno, o Vasco precisa derrotar a rebaixada Ponte Preta, em São Januário, e torcer para que o Palmeiras perca do Atlético-PR e São Paulo, Chapecoense e Cruzeiro não triunfem. Há a possibilidade de levar o troféu em caso de vitórias de Cruzeiro e/ou Chape, mas precisará tirar uma boa diferença de saldo de gols.