Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ranking de clubes divulgado pela CBF é criticado por jornalistas

Na opinião de especialistas é preciso ter critérios melhores definidos para que o Ranking seja levado em consideração. Grêmio aparece na liderança, seguido pelo Palmeiras

(Foto: Itamar Aguiar/Agencia Freelancer)
Escrito por

O Ranking de Clubes e de Federações divulgado pela CBF parece não ser unanimidade. Muito pelo contrário. O mesmo vem recebendo críticas de diversos jornalistas, principalmente por conta dos critérios pouco claros, na visão deles, para se definir a posição dos times participantes. Na edição desse ano o Grêmio, campeão da Copa do Brasil, aparece na liderança, seguido pelo Palmeiras, que conquistou o Brasileirão.

Na visão do jornalista Roberto Assaf o Ranking da CBF é tão confuso como o de seleções, divulgado mensalmente pela Fifa.

- Eu acho esse Ranking da CBF, como a maioria desses rankings, incluindo o da Fifa, muito confuso. Pois ele exige de quem quer entendê-lo um estudo muito profundo e um Ranking precisa ser simples, com critérios muito claros. O futebol não é uma ciência exata, vai muito além dos números. O ideal é você utilizar critérios mais simples e valorizar a conquista de títulos, que é o mais importante - disse Assaf.

Para o colunista e blogueiro do LANCE! Eduardo Tironi, o Ranking atual reflete o bom ano dos dois primeiros.

-  O ranking atual ele reflete os bons momentos de Palmeiras e Grêmio, que naturalmente se destacaram por conta dos títulos. Normal que apareçam nas primeiras posições - disse Tironi.

João Carlos Assumpção, blogueiro e colunista do LANCE!, entende os critérios da CBF, mas vê a necessidade de ajustes.

- Eu particularmente gosto do Ranking da CBF, apesar de ter um pé atrás com a maioria dos Rankings que existem. Primeiro porque eles têm uma dose enorme de subjetividade na formulação. Segundo, porque sempre vão deixar um ou outro quesito de lado. E não medem necessariamente o que está acontecendo. Hoje o Palmeiras, a meu ver, é melhor do que o Grêmio. Mas o Grêmio aparece em primeiro. O que pode ser discutido, mas é compreendido. O Ranking leva em consideração os últimos ncinco anos e assim é possível que o Grêmio tenha sido melhor do que o Palmeiras. É justo e temos que respeitar. Eu sou a favor de levar em consideração os últimos cinco anos, mas valorizando mais o ano atual e menos os mais antigos - disse Janca.

Dentre os critérios utilizados pela CBF, o campeão da Série A ganha 800 pontos, enquanto que o vencedor da Copa do Brasil tem 600 pontos.