Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Diniz x Barroca: Clássico Vovô traz apreço pela posse de bola à tona

Técnico do Botafogo, Eduardo Barroca já falou que se 'identifica muito com a forma como o Fernando Diniz pensa o mundo esportivo'. Neste sábado, Fluminense e Alvinegro duelam

Diniz e Barroca fazem duelo à parte no Maracanã (Fotos: Lucas Merçon/Fluminense FC; Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Escrito por

Após vitórias recentes, Fluminense e Botafogo medirão forças no Campeonato Brasileiro. Mais do que a mística de um clássico, o duelo, que será disputado no Maracanã, neste sábado, às 16h (de Brasília), colocará em evidência o estilo de jogo moldado na valorização da posse de bola, modelo tático utilizado pelos técnicos Fernando Diniz e Eduardo Barroca. O LANCE! transmitirá o Clássico Vovô em tempo real.

O perfil dos treinadores, aliás, é similar: ambos são jovens e apreciam um trabalho tático mais refinado. Enquanto Fernando Diniz se colocou nos holofotes por conta da campanha com o Audax, no Campeonato Paulista de 2016, Eduardo Barroca começa a traçar seu caminho no cenário nacional, já que o Botafogo é o primeiro clube que treina na categoria profissional.

O Fluminense chega na partida embalado por conta da virada de 5 a 4 sobre o Grêmio, na última rodada, após estar perdendo por 3 a 0. Os números demonstram o estilo de jogo implantado por Fernando Diniz: o Tricolor é o segundo que mais trocou passes até aqui no Campeonato Brasileiro, com 1540 no total. O Tricolor tem Caio Henrique, com 172, e Allan, com 164, no ranking dos dez jogadores com mais passes certos na competição.

- O Grêmio também é assim, tem bastante posse de bola. A gente procura concentrar o máximo, correr mais para as nossas ações darem certo, e graças a Deus deu certo contra o Grêmio. A gente sabe da qualidade da equipe do Botafogo. Vimos o vídeo do Botafogo, assim como fazemos com todas as equipes, para a gente ver a melhor maneira de surpreendê-los para sair com os três pontos - analisou Luciano, artilheiro do Flu no ano, com 13 gols. 

JOGO DE XADREZ

O Botafogo, por sua vez, é o líder do quesito passes no Campeonato Brasileiro. Ao todo, a equipe de Eduardo Barroca trocou 1623 passes e também possui destaques individuais. Dos seis jogadores que mais acertam passes na competição, quatro são do clube de General Severiano: Gabriel, com 246, Carli, com 178, Cícero e Bochecha, com 172 cada. Nesta semana, João Paulo comentou sobre o estilo de jogo do Alvinegro.

- Acho que vai ser um jogo truncado, com duas equipes que querem muito a bola. Um xadrez para ver quem consegue transformar a posse de bola no ataque em chances de gol. Essa será a chave para resolver o jogo - disse João Paulo, que ainda é dúvida para o duelo deste sábado, assim como Gilson.

- Me identifico muito com a forma como o Diniz pensa o mundo esportivo. Já tive oportunidades de pensar com ele. Me identifico quando ele fala que sofreu angustias como jogador. Procuro fazer minhas escolhas e tomar decisões pensando no lado do jogador, do indivíduo. Entendo que a forma dele de jogar e trabalhar assim como a minha tem uma conexão como pensamos o mundo esportivo e a vida em geral - comentou Barroca, também sobre o tema.