Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras tem seu pior início de Brasileirão desde a edição 2012, quando foi rebaixado

Verdão conquistou apenas dois pontos em três jogos na edição atual e começa a se preocupar com a briga pelo título nacional, apesar de disputa estar no início

Palmeiras somou apenas um ponto em três rodadas do Brasileirão-2022 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras conquistou um ponto no empate em 0 a 0 com o Flamengo, no Maracanã, na última quarta-feira. Em circunstâncias normais, o resultado seria natural e até poderia ser comemorando, em se tratando de um adversário difícil e jogando em casa. O problema é que, passadas três rodadas do campeonato, o Verdão tem apenas dois pontos, sem nenhuma vitória, o seu pior início de Brasileirão em pontuação desde 2012, ano em que foi rebaixado.

GALERIA
> Veja os clubes do Brasileirão que mais se reforçaram desde janeiro

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

São três partidas do Alviverde até aqui com uma derrota (Ceará, no Allianz) e dois empates (Goiás e Flamengo, ambos como visitante). Um começo bastante decepcionante para quem entrou para disputar o título e tem encarado a competição com força máxima, chegando até a poupar jogadores na Copa Libertadores. Tanto é que a última vez que o clube teve uma desempenho pior do que esse em termos de pontuação foi antes da "reconstrução".

É verdade que em 2015 o Palmeiras também havia conquistado apenas dois pontos nas três primeiras rodadas do Brasileirão. Naquela edição foram dois gols a favor e três gols cedidos, com saldo de um negativo. No campeonato atual, o Verdão sofreu quatro tentos e marcou três vezes, ou seja, o mesmo saldo de um negativo, o que coloca a campanha de 2022 como melhor do que a de 2015 pelo número de gols marcados, mas igual em pontos somados*.

Uma campanha com pontuação pior só foi possível encontrar em 2012, quando o Alviverde somou apenas um ponto nas três rodadas, obtido em empate com a Portuguesa. Na ocasião, o clube estava na 17ª posição, a primeira da zona de rebaixamento da competição. Não é demais lembrar que naquela edição o Palmeiras terminou rebaixado para a Série B e não conseguiu se recuperar.

Apesar de admitir que a situação não é boa neste início de campeonato, Zé Rafael acredita que o time vai se recuperar ao longo das rodadas, principalmente nas partidas como mandante, e coloca os resultados ruins na conta do desgaste adquirido pelo elenco nas últimas semanas.

- Preocupa, mas ainda não é estado de alerta. Claro que a gente busca sempre vencer os jogos, não teve um início tão bom no Brasileirão como a gente esperava, mas eu acredito que seja pela sequência pesada que a gente enfrentou. Tivemos uma viagem extremamente desgastante para a Venezuela, em que a gente demorou alguns dias a mais para recuperar, não fizemos um bom jogo na estreia e fomos buscar dois empates fora de casa. É ruim, a gente sabe disso, não queríamos ter essa quantidade de pontos, mas tenho certeza que a nossa equipe vai voltar a evoluir, vai buscar as vitórias dentro de casa e vai crescer muito na competição - declarou o camisa 8 do Verdão.

Confira quantos pontos o Palmeiras tinha após três rodadas do Brasileirão de 2012 para cá:

2022 - 2 pontos (saldo de gols: -1 e três gols marcados)
2021 - 4 pontos
2020 - 3 pontos
2019 - 7 pontos
2018 - 5 pontos
2017 - 3 pontos
2016 - 6 pontos
2015 - 2 pontos (saldo de gols: -1 e dois gols marcados)
2014 - 3 pontos
2013 - disputou a Série B
2012 - 1 ponto

*ERRATA: Na primeira versão da reportagem, foi publicado que o saldo de gols do Palmeiras nas três primeiras rodadas de 2015 era zero, o que estava equivocado. Pedimos desculpas pelo erro, que já foi corrigido no texto acima.