Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Bahia
escudo default
1
1
escudo default
Vasco

Nos minutos finais, Vasco arranca empate com o Bahia na Fonte Nova

Cruz-Maltino fica boa parte do segundo tempo com um a menos, mas consegue organização e sai com o placar igualado em 1 a 1 pela 37ª rodada do Brasileiro

Vasco saiu atrás, mas conseguiu arrancar empate com o Bahia em Salvador (Foto: Felipe Oliveira/Bahia)
Escrito por

Com muita luta e suor, o Vasco conseguiu um empate nos minutos finais. Nesta quinta-feira, o Cruz-Maltino ficou a maior parte do segundo tempo com um a menos, mas arrancou o empate por 1 a 1 contra o Bahia, na Fonte Nova, pela 37ª rodada do Brasileiro. Gilberto abriu o placar no primeiro tempo, e Marrony colocou "água no chope" na festa dos baianos. Além do zagueiro Ricardo Graça ser expulso ainda no primeiro tempo, Arthur Caíke, do Tricolor, também levou o vermelho, só que na etapa final.

Com o resultado, o Vasco cai para a 13ª posição, com 48 pontos, mas já está garantido na Sul-Americana de 2020. Do outro lado, o Bahia estaciona na 11ª colocação, com 49 somados, mas não tem mais chances de Libertadores. Na última rodada, todos os clubes jogam no domingo e às 16h. O Cruz-Maltino fecha o ano contra a Chapecoense, no Maracanã, enquanto o Tricolor atua diante do Fortaleza, no Castelão. 

TABELA 
> VEJA E SIMULE A CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO 

SÓ "BAHÊA" 
Os tricolores começaram o duelo frenéticos. Os 10 primeiros minutos foram totalmente destinados aos ataques do Bahia, enquanto o Vasco não conseguia criar nenhuma oportunidade de gol. Depois disso, o Cruz-Maltino deu uma equilibrada, mas voltou a ter queda de rendimento. Nino Paraíba e Gilberto ofereceram perigo à defesa carioca, que aparentou desentrosamento em muitos momentos. A melhor chance aconteceu em pênalti em Raul, mas após análise pelo VAR, foi retirado.

FUROU A REDE
A parte final da primeira etapa foi bastante movimentada. Tudo começou pela divida entre Ricardo Graça e Gilberto. O zagueiro vascaíno atingiu o atacante na cabeça com as travas da chuteira. O lance foi revisado e, em seguida, o juiz expulsou o defensor e marcou o pênalti. Na marca da cal, o atacante baiano, que estava com uma toca devido ao sangramento, bateu e furou a rede para abrir o placar. Antes da cobrança, o camisa 36 do time carioca saiu xingando e foi para o vestiário visivelmente irritado.  

ESTRATÉGIA 
Com um jogador a menos, Luxemburgo foi obrigado a alterar o seu esquema de jogo. Fellipe Bastos e Marcos Júnior entraram para dar reforço defensivo. A equipe até seguiu com uma organização, especialmente na defesa, mas o poder de criatividade ainda foi bem abaixo do que era esperado já que o time estava atrás do placar. Como o grupo de Roger Machado não tinha nada a ver com isso, continuou com os ataques. 

MERECIDO! 
Próximo do término, Arthur Caíke, que tinha entrado na segunda etapa, acabou expulso ao acertar a mão no rosto de Andrey. Deste modo, os cruz-maltinos poderiam ver um pequeno fio de esperança para buscar o empate. Deu certo. Com trama dos garotos da base, os cariocas igualaram. Gabriel Pec cruzou rasteiro e Marrony colocou no fundo da rede. Mesmo antes do jogo ficar 10 contra 10, os cariocas já mereciam ter pelo menos o empate em mãos. 

FICHA TÉCNICA 
BAHIA 1x1 VASCO 

Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data-Hora: 05/12/2019, às 19h15  
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG) - Nota LANCE!: 6,5 (Foi bem e não demorou nas marcações. Correto ao anular pênalti do Vasco e marcar o do Bahia)
Auxiliares: Frederico Soares Vilarinho (MG) e Ricardo Junio de Souza (MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Gramado: Bom
Público/Renda: 25.579 torcedores / R$ 419.760,00
Cartão Amarelo: Arthur Caíke (2x), Douglas (BAH); Richard, Fellipe Bastos (VAS); 
Cartão Vermelho: Ricardo Graça (42'/1ºT); Arthur Caíke (36'/2ºT)

GOLS: Gilberto, 44'/1ºT (1-0); Marrony, 39'/2ºT (1-1); 

BAHIA
Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca (Wanderson; 8'/2ºT), Juninho e Moisés; Gregore, Flávio, João Pedro; Artur, Élber (Arthur Caíke; 24'/2ºT) e Gilberto (Fernandão; 28'/2ºT). Técnico: Roger Machado.   

VASCO
Fernando Miguel; Raul Cáceres (Fellipe Bastos; intervalo), Werley, Ricardo Graça, Henrique; Richard, Raul (Gabriel Pec; 31'/2ºT), Andrey Yago Pikachu; Marrony e Ribamar (Marcos Júnior; intervalo). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.